Sesau realiza atividade de alerta sobe LER/DORT nesta quinta-feira (28)

ASCOM
Publicado 27/02/2019 02:02:29

A Secretaria de Saúde (Sesau), através do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST), realiza nesta quinta-feira (28/02), das 10h às 16h, no Boulevard Shopping Camaçari, uma série de atividades alusivas ao dia 28 de fevereiro, Dia Mundial de Conscientização às Lesões por Esforço Repetitivo (LER) ou Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT).

Entre as atividades que serão realizadas estão ações de educação em saúde do trabalhador com distribuição de folders informativos.

Segundo o IBGE, no Brasil, mais de três milhões de pessoas já tiveram a doença. De acordo com os dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação – SINAN, em Camaçari foram registrados, no ano de 2018, 190 casos de LER DORT, ressaltando que frequentemente muitos casos não são registrados e, portanto, tendem a apresentar números subdimensionados.

O CEREST de Camaçari é um serviço do SUS, que promove ações para melhorar as condições de trabalho e a qualidade de vida do trabalhador por meio da prevenção e vigilância. Trabalhadores com suspeita de acidente ou doença do trabalho podem procurar o CEREST para se informar e receber os devidos esclarecimentos.

Dentre as doenças que são classificadas como LER/DORT, segundo o Ministério da Saúde, as mais comuns são as tenossinovites, tendinites, epicondilites, bursites, miosites ou síndrome miofascial, síndrome do túnel do carpo, síndrome cervicobraquial, síndrome do desfiladeiro torácico, síndrome do ombro doloroso, doença de quervain e cisto sinovial. A depender da gravidade, pode ser um quadro irreversível.

Algumas das categorias profissionais que mais sofrem com as doenças são os bancários e trabalhadores dos setores de comércios e serviços, principalmente os caixas de supermercados e de bancos, metalúrgicos, digitadores, operadores de linha de montagem, operadores de telemarketing, jornalistas, secretárias, entre outros.

A falta de informação, tanto do empregador como do trabalhador, ainda é um forte obstáculo contra a prevenção da LER/DORT. De um lado, a falta de investimento em melhores condições de trabalho, e do outro, o medo de perder o emprego, muitas vezes ocultando a dor até chegar à incapacidade para o trabalho.

 

Mais Notícias

Prefeitura publica Decreto que mantém medidas restritivas até dia 8 de março

Prefeitura publica Decreto que mantém medidas restritivas até dia 8...

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 2 de março de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 2 de março de 2021

Jornada Pedagógica Virtual da Secult inicia retomada de atividades da pasta

Jornada Pedagógica Virtual da Secult inicia retomada de atividades ...

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.