Sesau promove ação com moradores de rua

ASCOM
Publicado 26/03/2019 02:03:06

A Prefeitura de Camaçari, através da Secretaria de Saúde (Sesau), promoveu, na manhã da terça-feira (26/3), um café da manhã com moradores de rua e catadores de material reciclável no Clube Arsenal, no bairro Gleba B, como parte das ações da Semana Municipal de Combate e Eliminação da Tuberculose. A atividade foi realizada pelo Comitê Municipal de Combate e Eliminação da Hanseníase e Tuberculose, juntamente com o Centro de Referência e Especialidades em Saúde (CRES-DTS) e Atenção Básica.

Além das ações direcionadas ao diagnóstico e tratamento da tuberculose, os presentes participaram de um delicioso café da manhã, ganharam roupas do bazar solidário, realizaram o Teste Rápido para Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs), foram vacinados, cortaram cabelo e barba e ainda participaram de uma divertida aula de zumba.

Coordenadora da Área Técnica de Combate a Tuberculose e Hanseníase da Sesau, Ana Iara destaca a importância da ação. “Os moradores de rua, assim como os catadores de recicláveis, são mais suscetíveis à tuberculose devido aos hábitos de vida. E como a doença é contagiosa pelo ar, precisamos atuar junto a toda população. Principalmente os que quase não aparecem nas unidades de saúde”.

O secretário de Saúde, Elias Natan, ressalta que a Sesau oferece todo o tratamento contra a tuberculose nas unidades de saúde. “Na verdade, o tratamento só é feito pelo SUS. E nós realizamos em todas as unidades. Contudo, muitas pessoas ainda são resistentes a realizar o diagnóstico para iniciar o tratamento. Se a pessoa estiver tossindo muito por alguns dias e cansando, é importante ela procurar a unidade de saúde mais próxima para realizar o exame”.

Slideshow | 4 fotos

Sesau promove ação com moradores de rua

Mais Notícias

Trecho da Avenida Jorge Amado está interditado após acidente

Trecho da Avenida Jorge Amado está interditado após acidente

Prefeito reúne equipe da Saúde e determina compra da vacina contra a Covid-19

Prefeito reúne equipe da Saúde e determina compra da vacina contra ...

Ouvidoria do município suspende atendimento presencial

Ouvidoria do município suspende atendimento presencial

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.