Sesau presta contas à Câmara Municipal de Camaçari

ASCOM
Publicado 25/02/2021 04:02:20

Nesta quinta-feira (25/2) o secretário da Saúde de Camaçari, Elias Natan, prestou contas em Audiência Pública à Câmara Municipal sobre as contas e ações da Sesau no 3º quadrimestre de 2020. A apresentação dos dados ocorreu através de videoconferência, que foi transmitida ao vivo pela TV Câmara.

Apesar da prestação ser sobre as contas e ações da Secretaria da Saúde nos últimos quatro meses do ano de 2020, o tema mais abordado pelos vereadores foram as ações da Sesau para ajudar o município no enfrentamento à pandemia, como ampliação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e clínicos, regulação de pacientes Covid, ampliação do serviço de urgência e emergência, entre outros.

Em resposta aos questionamentos dos vereadores, o secretário da Saúde, Elias Natan, explanou sobre os editais de credenciamento e chamamento público que ampliarão de 10 para 20 os leitos de UTI, e para 30 os leitos clínicos, ambos para atender demandas relativas à Covid na cidade, já nas próximas semanas.

O secretário reafirmou também a ampliação do atendimento médico por demanda aberta em todas as unidades de saúde de Camaçari, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h; e nos sábados e domingo, nas unidades do Gravatá, Ponto Certo e Gleba E, das 7h às 19h, como forma de desafogar as unidades de urgência e emergência no atendimento aos pacientes sintomáticos e com outras demandas de saúde.

A ampliação da capacidade de acolhimento da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Gleba A com uma estrutura móvel, que comportará até 18 pacientes internados em leitos e poltronas para melhor atender a população, também foi informada pelo secretário da Saúde.

Sobre a quantidade de respiradores em uso no município, o gestor da Sesau informou que atualmente a secretaria possui 24 respiradores distribuídos entre as unidades de urgência e emergência, além dos contratados atualmente com o Hospital Santa Helena em uso nos 10 leitos de UTI.

Antes de encerrar sua fala, o secretário da Saúde conclamou todos os vereadores a ajudarem na conscientização da população sobre a necessidade de atender às medidas sanitárias de enfrentamento à pandemia. “Junto com o prefeito Elinaldo não temos medido esforços para garantir o atendimento médico à nossa população para vencer essa pandemia. Haja vista o que apresentamos nesta audiência e o que temos feito. Mas, sem a ajuda de todos conscientizando a população para evitar aglomerações, usarem máscara a todo instante quando precisarem sair de casa, entre outras medidas sanitárias, nós não venceremos sozinhos”, falou Elias Natan.

O presidente da Comissão de Saúde, o vereador Val Estilos parabenizou a apresentação das contas e ações da Sesau e as informações sobre o enfrentamento à pandemia. “Em nome desta Casa, agradeço ao secretário pelas informações e, com certeza, pode contar conosco para vencermos essa pandemia”, ressaltou.

Mais Notícias

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 12 de abril de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 12 de abril de 2021

STT inicia semana com retomada de vistorias de táxis

STT inicia semana com retomada de vistorias de táxis

Sesp faz visita técnica na Av. Camaçari para tratar sobre iluminação

Sesp faz visita técnica na Av. Camaçari para tratar sobre iluminação

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.