Sesau leva teste rápido e exame de Hanseníase para as comunidades

ASCOM
Publicado 01/02/2019 09:02:33

Como parte das ações de eliminação da Hanseníase em Camaçari, a Secretaria de Saúde (Sesau), através do Grupo de Trabalho Contra Tuberculose e Hanseníase, iniciou na quinta-feira (31/1) mais uma importante ação nas comunidades através do exame de Hanseníase. No mesmo ato, num trabalho conjunto com o Centro de Referência e Especialidades em Saúde (CRES), também acontece o teste rápido de sífilis e HIV.

A primeira ação aconteceu no Centro Social Urbano (CSU), localizado no Gravatá, englobando as comunidades da Gleba A, Gravatá, Cristo Redentor, Mangueiral e Ficam. As próximas ações acontecerão nesta sexta-feira (1°/02) em Barra do Pojuca, na Missão Vida; na quarta-feira (06/2), na USF Parque Verde II; e na quinta-feira (07/2), na Associação de Moradores de Massaranduba.

Além do teste rápido e do exame de Hanseníase, a equipe de trabalho realiza a busca ativa na comunidade por pacientes que tiveram Hanseníase nos últimos cinco anos. “Esse trabalho de busca ativa é importantíssimo para acompanharmos como estão esses pacientes e se algum membro da família apresenta algum sintoma da doença e assim iniciar o tratamento imediatamente”, afirma Ana Iara, enfermeira sanitarista e coordenadora do Grupo de Trabalho contra Tuberculose e Hanseníase da Sesau.

A Hanseníase é uma doença infecto-contagiosa das mais antigas da humanidade, causada por uma bactéria, a Mycobacterium leprae (bacilo de Hansen), e se manifesta principalmente através de sinais e sintomas dermatoneurológicos: lesões na pele e nos nervos periféricos, principalmente nos olhos, mãos e pés. O diagnóstico é essencialmente clínico e epidemiológico e o tratamento custeado pelo SUS.

A infecção por hanseníase pode acometer pessoas de ambos os sexos e de qualquer idade. Entretanto, é necessário um longo período de exposição à bactéria, sendo que apenas uma pequena parcela da população infectada realmente adoece.

Foto: Ascom/PMC

Sesau leva teste rápido e exame de Hanseníase para as comunidades - Foto: Ascom/PMC

Mais Notícias

Escuta especializada está suspensa em Camaçari

Escuta especializada está suspensa em Camaçari

Prefeitura continua entregando benefícios sociais

Prefeitura continua entregando benefícios sociais

Moradores do bloco 19 do conjunto Lucaia voltam a ocupar imóveis

Moradores do bloco 19 do conjunto Lucaia voltam a ocupar imóveis

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.