Sesau implanta novos postos de coleta de exames

ASCOM BOT
Publicado 11/06/2008 08:06:53

Seis novos postos de coleta vão ser entregues à população de Camaçari nos próximos meses. Concluídas as obras, a Prefeitura vai garantir atendimento em 19 unidades de saúde da sede e da orla.

A meta é de que até o final deste ano, quando serão construídos mais oito postos de Saúde da Família (PSF) com o serviço de coleta, a cobertura atinja 85% da rede.

Ganham postos de coleta os PSFs dos bairros Santo Antônio e Parque Florestal, as Unidades Básicas (UBS) de Vila de Abrantes, Gleba E e Nova Aliança, além do Pronto Atendimento (PA) de Nova Aliança. Todas as obras são custeadas com recursos do Município.

O PA Nova Aliança ainda será contemplado com um centro de bioimagem para realização de raio X e laboratório com bioquímica e hematologia. A nova estrutura fica pronta em setembro. As demais unidades entram em funcionamento em dois meses.

Os postos de coleta garantem serviços como sumário de urina, parasitológico de fezes, triglicérides e exames de sangue. E o melhor é que os moradores podem fazer consulta e exame laboratorial no mesmo lugar, o que segundo o coordenador de Apoio Diagnóstico e Terapêutico de Camaçari, Alexandre Simões, reduz o prazo de entrega dos resultados e o tempo de espera do paciente.

“Hoje o paciente é atendido no próprio bairro e tem o resultado do exame em um prazo médio de 7 dias”. A Secretaria da Saúde (Sesau) ainda pretende reformar o Pronto Atendimento de Arembepe, onde também será construído um PSF e instalada nova equipe de saúde.

LABORATÓRIO CENTRAL
Alexandre Simões afirma ainda que se encontra em fase final de elaboração o projeto de construção do Laboratório Central. Construído com recursos municipais, o proejto vai oferecer à comunidade laboratório de bioquímica, parasitologia e uroanálise.

A meta é atender mil pacientes por dia, de Camaçari e cidades circunvizinhas. Funcionará em 350 metros quadrados de área construída, na avenida Industrial Urbana, no bairro Ponto Certo. “O Laboratório Central de Camaçari vai virar referência regional, pois vai centralizar o atendimento municipal e de outras regiões mais próximas, antes atendidas pelo Lacen de Salvador”.

Atualmente, funcionam postos de coleta nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Camaçari de Dentro, Gravatá, Gleba B, Arembepe e Monte Gordo, PSF´s do Phoc 3, Parafuso, Piaçaveira, Verdes Horizontes, Novo Horizonte, Jauá, Barra do Pojuca e a Policlínica do Centro. Mais de trinta profissionais, entre técnicos e bioquímicos, compõem as equipes. Cada unidade atende cerca de 30 pessoas por dia.

Foto: Nelinho Oliveira

Serviço aumenta humanização do atendimento no Município -

Mais Notícias

Vacinação contra Covid-19 avança para idosos de 79 anos acima neste domingo (7/3)

Vacinação contra Covid-19 avança para idosos de 79 anos acima neste...

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 6 de março de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 6 de março de 2021

Com participação de Elinaldo em reunião, governador decide ampliar medidas restritivas em toda RMS

Com participação de Elinaldo em reunião, governador decide ampliar ...

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.