Sesau amplia rede de postos de coleta de exames

ASCOM BOT
Publicado 25/09/2008 12:09:45

Já estão em funcionamento os postos de coleta do Parque Florestal, Vila de Abrantes e Gleba E, em Camaçari. Agora, são 16 unidades de saúde aptas a realizar exame hormonal e de sangue, preventivo, triglicérides, sumário de urina e parasitológico de fezes.

As unidades reduzem o prazo de entrega dos resultados e garantem maior comodidade ao usuário, que não precisa mais se deslocar para a Central de Regulação do SUS em busca de exames laboratoriais.

No mesmo local, pode ser feita a consulta e a coleta. Com a implantação dos postos, o resultado dos testes, que antes durava 30 dias, agora sai em um prazo médio de sete dias.

Camaçari conta com postos de coleta na Unidade de Saúde da Família (USF) do Novo Horizonte, Phoc 3, Parafuso, Piaçaveira, Jauá, Verdes Horizontes, Barra do Pojuca, mais a Unidade Básica (UBS) de Camaçari de Dentro, Gravatá, Gleba B e a Policlínica do Centro.

Também é ofertado o serviço no Hospital Geral de Camaçari (HGC), que atende as demandas do Parque das Mangabas e Jardim Limoeiro. Na Policlínica, ainda funciona o laboratório de baciloscopia, onde é feito exame de escarro e diagnóstico da tuberculose.

O sistema de descentralização dos serviços de coleta foi ampliado aos pacientes que sofrem de transtornos mentais e são atendidos no Centro de Especialidades em Saúde Mental (Cesme) e Centro de Atenção Piscossocial (Caps), em Vila de Abrantes.

Ainda está em construção o posto de coleta da Unidade Básica de Saúde (UBS) da Nova Aliança, que também ganha reforma do PA (Pronto Atendimento). Já foram concluídas as obras de implantação do posto de coleta do bairro Santo Antônio. O momento é de adequação e preparação de equipe para atendimento.

LABORATÓRIO CENTRAL
O projeto de construção do Laboratório Central de Camaçari aguarda processo licitatório. Além de realizar as coletas especiais, que exigem maior preparo, a unidade também vai centralizar as análises de todas as amostras coletadas nos postos da rede municipal e atender as demandas que são encaminhadas para o Laboratório Central de Salvador (Lacen), a exemplo de dosagem de HIV, exames de toxoplasmose e rubéola.

A unidade de Camaçari vai ter setores de microbiologia, dosagem de hormônios, imunologia, sorologia, hematologia, uroanálise, parasitologia, microbiologia, bioquímica e citopatologia. Compõem a equipe, técnicos de laboratório, bioquímico e corpo administrativo.

A meta é atender mil pacientes por dia, de Camaçari e cidades circunvizinhas. O laboratório vai funcionar em 350 metros quadrados de área construída, na avenida Industrial Urbana, bairro Ponto Certo.

Através do Laboratório Central de Camaçari, as análises vão ser automatizadas, o que reduz o prazo de entrega dos resultados e facilita a manipulação dos reagentes.

O laboratório estará interligado a todas as unidades de saúde da rede municipal através do Siga Saúde – Sistema Integrado de Gestão e Assistência à Saúde, que permite a gestão de informações e complementa a assistência aos usuários do SUS.

Foto: Nelinho Oliveira

Descentralização agiliza atendimento e o prazo do resultado -

Mais Notícias

Vacinação contra Covid-19 avança para idosos de 79 anos acima neste domingo (7/3)

Vacinação contra Covid-19 avança para idosos de 79 anos acima neste...

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 6 de março de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 6 de março de 2021

Com participação de Elinaldo em reunião, governador decide ampliar medidas restritivas em toda RMS

Com participação de Elinaldo em reunião, governador decide ampliar ...

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.