Servidores são treinados para operar sistema tributário

Iwwa Agência
Publicado 19/05/2010 05:05:06

Os profissionais da Secretaria da Fazenda (Sefaz) de Camaçari que atuam nas Centrais de Atendimento Municipal (CAM’s) da sede, orla e Salvador foram treinados para operar o módulo de IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), que integra o novo software da gestão tributária.

Diferente do atual, o novo sistema funciona via web e vai permitir aos contribuintes a realização de serviços de qualquer lugar, através da internet.

Além dos 33 funcinários das CAM’s, também foram treinados 25 profissionais da área de cadastro imobiliário.

O software, chamado de CPqD Gestão Pública, é um sistema formado por oito módulos, dentre eles, o ISS (Imposto Sobre Serviços), Taxas, Dívida Ativa, Parcelamentos, ISS Web, Nota Fiscal Eletrônica, Levantamento Fiscal, além do Cadastro e IPTU, que estão em fase de conclusão.

Os sistemas serão adequados à legislação do Município. Na seqüência, acontece a importação dos dados, que está subdividida em migração e conversão das informações. Por último, será feito treinamento dos usuários que utilizarão o sistema.

Na medida em que os módulos forem concluídos, serão integrados ao software e disponibilizados para uso. O sistema completo deve ser finalizado até setembro. A utilização dos módulos de IPTU e Cadastro deve acontecer no final de junho.

A disponibilização gradativa dos módulos é uma estratégia para que os funcionários possam se adaptar à nova ferramenta e não sejam sobrecarregados com o excesso de informações. A medida é necessária também pela complexidade do projeto.

Após a capacitação, os profissionais vão ser acompanhados durante o manuseio do sistema, por um período a ser definido pela Sefaz e empresa CPqD (Centro de Pesquisa e Desenvolvimento), ganhadora da licitação para a implantação do software na CAM.

Dentre os principais benefícios da nova tecnologia estão a otimização dos recursos e a descentralização, por meio da internet, de serviços como a emissão de certidão negativa e segunda via de documentos.

O sistema será acessado através do site www.sefaz.camacari.ba.gov.br, que em breve terá um link no site oficial da Prefeitura, no endereço www.camacari.ba.gov.br.

Foto: Agnaldo Silva

O curso beneficiou 33 profissionais da Sefaz -

Mais Notícias

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 12 de abril de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 12 de abril de 2021

STT inicia semana com retomada de vistorias de táxis

STT inicia semana com retomada de vistorias de táxis

Sesp faz visita técnica na Av. Camaçari para tratar sobre iluminação

Sesp faz visita técnica na Av. Camaçari para tratar sobre iluminação

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.