Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos chega à Costa de Camaçari

ASCOM
Publicado 11/10/2019 03:10:49

Com o objetivo de descentralizar os Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), a Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedes), promoveu na manhã desta sexta-feira (11/10) o projeto “Casa da Criança Mais Perto de Você”. De caráter preventivo, o SCFV, além de buscar fortalecer os vínculos familiares e comunitários, procura desenvolver capacidades nos usuários, gerando autonomia e protagonismo através da troca de experiências e integração entre os participantes do grupo.

Durante toda a manhã, foram ofertados, na sede da Associação Beneficente de Cajazeiras de Abrantes, os serviços de inscrição no Cadastro Único (CadÚnico), atendimento e orientações com o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Vila Abrantes, além de efetivação de matrícula para a oficina de percussão, que acontecerá todas as sextas-feiras na comunidade, ministrada pelo educador social Claudinei Rosa.

Para a coordenadora da Casa Criança e do Adolescente, Flávia Carvalho, o objetivo é inserir os jovens público-alvo mais perto das oficinas. “Nós estamos aqui, juntamente com a comunidade, com a Casa da Criança e o Sedes Mais Perto de Você, justamente para inserir aquelas famílias com as crianças nas oficinas que a Casa dispõe”, explicou.

Satisfeita com a oportunidade, Eunice Cruz chegou cedo e foi a primeira moradora a matricular sua filha na oficina. “A iniciativa foi bastante acertada, gostei, ficou mais perto da comunidade”, destacou. Já Idalva Moreira, moradora da comunidade há mais de 40 anos, esse é um incentivo para os jovens. “Muito bom, um incentivo. Às vezes elas estão sem fazer nada e agora já tem essa opção. E veio em uma hora boa, porque ela gosta, em casa ela pega as latinhas e fica batendo. Que venham mais oficinas!”, concluiu.

Todas as ações do SCFV são planejadas com a finalidade de fortalecer os vínculos familiares e comunitários por meio de intervenções sociais, criando situações desafiadoras e estimulantes, orientando os usuários na reconstrução de suas histórias. Por isso, realiza atendimentos em grupo, organizados conforme a idade dos usuários, ofertando atividades artísticas, culturais, de lazer e esportivas.

De acordo com Jéssica Ribeiro, Coordenadora da Proteção Social Básica (CPB), o objetivo é descentralizar os serviços da Casa da Criança. “É justamente para facilitar o acesso dessas crianças ao Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. Esse serviço tem a intenção de reunir comunidade, trabalhar as potencialidades dessa comunidade e os vínculos familiares e comunitários. Trazer a Casa da Criança para um local que é distante, que tem um difícil acesso à sede da unidade que fica na sede do município, é facilitar para que essas crianças possam desenvolver esses vínculos, essas artes. A nossa intenção é ampliar esses serviços não só aqui, mas em toda Costa de Camaçari”, afirmou.

Slideshow | 4 fotos

Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos chega à Costa de Camaçari

Mais Notícias

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 24 de setembro

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 24 de setembro

Prefeitura dá início à 6ª etapa de entrega do Vale Merenda

Prefeitura dá início à 6ª etapa de entrega do Vale Merenda

Prefeitura tem expediente normal no 28 de setembro

Prefeitura tem expediente normal no 28 de setembro

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.