Serviços da Proteção Social Básica beneficia milhares de famílias

ASCOM
Publicado 06/01/2021 02:01:30

A Secretaria do Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedes) realiza através da coordenação de Proteção Social Básica (CPSB), serviços, programas e projetos de prevenção de risco e assistência básica para pessoas em situação de vulnerabilidade social. O objetivo é promover a melhoria da qualidade de vida da população, com ações focadas no atendimento das necessidades primordiais.

Atualmente, em Camaçari, existem sete Centros de Referência de Assistência Social (Cras): no Nova Vitória, Verdes Horizontes, Burissatuba, Phoc, Vila de Abrantes, Caminho do Mar e Monte Gordo. De acordo com informações da CPSB, mais de 78 mil atendimentos foram realizados nas unidades do Cras, nos últimos quatro anos. Em 2020, a população foi contemplada com mais um equipamento que oferta serviços socioassistenciais, o Núcleo de Assistência Social, em Arembepe.

O Cras é uma unidade de proteção social básica do Sistema Único de Assistência Social (Suas), que tem por objetivo prevenir a ocorrência de situações de vulnerabilidades e riscos sociais nos territórios, por meio do desenvolvimento de potencialidades e aquisições, do fortalecimento de vínculos familiares e comunitários e da ampliação do acesso aos serviços.

Através do centro de referência, o cidadão pode realizar a atualização e registro no Cadastro Único (CadÚnico) para programas sociais; obter orientações sobre programas de transferência de renda, como Bolsa Família, Bolsa Social, Benefícios Eventuais e Benefício de Prestação Continuada (BPC); contar com o serviço de Proteção de Atenção Integral à Família (Paif); fazer a solicitação de Passe Livre para deficientes (municipal, intermunicipal e interestadual) e carteira do idoso; e conseguir orientações sobre diferentes tipos de direitos sociais.

Além de unidades do Cras, a Proteção Social Básica, é responsável pela Casa da Criança e do Adolescente, que atende 574 crianças, ofertando oficinas para crianças de 6 a 17 anos, nas modalidades de teatro, percussão, bateria, musicalidade, flauta, balé, inglês e artesanato para as mães das crianças; e pelo Centro de Convivência da Pessoa Idosa (Conviver), que atende e acompanha 401 idosos, com oferta oficinas de samba de roda, artesanato, atividade física, dominó, canto e coral, horta medicinal e saúde e bem-estar.

Mais Notícias

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 11 de abril de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 11 de abril de 2021

Camaforró 2021 é cancelado por conta de nova onda do novo coronavírus

Camaforró 2021 é cancelado por conta de nova onda do novo coronavírus

Decreto prorroga medidas restritivas e suspende desfiles cívicos

Decreto prorroga medidas restritivas e suspende desfiles cívicos

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.