Os moradores de Camaçari contam com o suporte de duas motolâncias do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) 192. As novas unidades entraram em operação na última semana, no atendimento de urgência.
Inicialmente, a utilização da motolância será exclusiva para a sede, com atendimento das 8h às 19h. A equipe vai atuar no atendimento rápido às ocorrências clínicas, como pressão alta e parada cardíaca, e em ocorrências traumáticas, a exemplo de acidentes de trânsitos e quedas de altura.
Com o novo serviço é possível reduzir em até cinco minutos o tempo que leva entre o chamado e a chegada da equipe médica no local de atendimento, em relação às ambulâncias.
Com isso, as motolâncias são enviadas para prestar os primeiros socorros em casos mais graves ou de difícil acesso e a ambulância chega em seguida para realizar a locomoção do paciente, quando necessário.
O serviço de motolância é feito por dois técnicos de enfermagem a bordo de uma moto equipada com cilindro de oxigênio, disfibrilador externo automático, oxímetro de pulso e outros aparelhos necessários para verificar os sinais vitais, como tensiômetro e glicosímetro.
Na sede do Município, a equipe do Samu 192 dispõe de três ambulâncias básicas, duas avançadas e duas motolâncias. A equipe de conta com 17 profissionais por plantão, durante o dia, e 13 à noite.
Na orla, o serviço é prestado por cinco profissionais por plantão durante o dia e cinco à noite e conta com uma ambulância avançada e uma básica.
A equipe médica do Samu 192 é composta por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagens e de motolâncias, condutores socorristas, auxiliar de regulação médica, rádio-operador e agentes administrativos, além dos coordenadores administrativos, médico, de enfermagem e NEP (Núcleo de Educação Permanente).