Senado aprova empréstimo que vai financiar programa de desenvolvimento em Camaçari

ASCOM
ASCOM
Publicado 23/04/2019 07:04:44

A última das etapas consideradas como requisitos indispensáveis para a concretização efetiva do empréstimo de US$ 80 milhões, solicitado pelo governo de Camaçari ao CAF – Banco de Desenvolvimento da América Latina, foi finalmente cumprida. Trata-se da aprovação do empréstimo pelo Senado Federal, que apreciou a proposta nesta terça-feira (23/04) e concedeu aval de forma unânime após a leitura do relatório.

Durante a apreciação do documento, cujo relator foi o senador Marcos Rogério, todos os senadores presentes foram unânimes em aprovar o empréstimo internacional, com garantia da União, reconhecendo a importância do recurso para o desenvolvimento de importantes projetos que irão promover a integração social, econômica e urbana da cidade.

No mês passado, mais precisamente do dia 12, o próprio CAF emitiu parecer favorável ao pedido de empréstimo feito pelo governo municipal, fato que foi celebrado pela Prefeitura de Camaçari. Nesta terça, o sentimento de conquista se repete. O prefeito Elinaldo Araújo, que acompanhou a votação em Brasília, manifesta seu contentamento diante do sinal positivo protagonizado pelo Senado. “Este é o primeiro empréstimo internacional da Prefeitura de Camaçari. Nossos esforços para alcançar esse objetivo são motivados pela vontade que temos de fazer cada vez mais pela nossa cidade e pelo nosso povo”, comentou.

O deputado federal Paulo Azi também acompanhou a votação e comemorou o resultado. “Nós acompanhamos toda a tramitação desse projeto e hoje estamos vencendo uma etapa fundamental. A aprovação pelo Senado é a etapa mais importante de toda tramitação, restando apenas tramites burocráticos do contrato para assinatura entre as partes. O resultado desta conquista no Senado é o desenvolvimento da cidade de Camaçari”, declarou.

Importantes obras viárias e ações destinadas a melhorar a inserção dos cidadãos no mercado de trabalho e intervenções dirigidas a melhorar a qualidade do serviço educacional voltado para a primeira infância figuram entre as medidas contempladas pelo programa de Integração e Desenvolvimento Urbano, Social e Ambiental do Município de Camaçari, ao qual o valor do empréstimo se destina.

As ações previstas pela iniciativa também devem contribuir para reduzir o tempo de viagem dentro da cidade, a exemplo da duplicação do Viaduto do Trabalhador, serviços de pavimentação e drenagem em diversas vias urbanas, além de requalificação de praças, campos, quadras, mercados públicos e outros equipamentos públicos. Vale destacar também os projetos para espaços estratégicos como a revitalização do Centro Histórico, a requalificação do Horto Florestal, a implantação da Vila dos Esportes e áreas relevantes para o turismo ao longo da orla.

A apreciação ocorreu em dois momentos. Pela manhã, o relatório foi analisado pela Comissão de Assuntos Econômicos. À tarde, foi ponderado no plenário do Senado Federal. Em ambos os momentos, a proposta foi aprovada por unanimidade. Após a aprovação da proposta pelo Senado, tem início a preparação dos documentos para a assinatura do contrato.

Além do prefeito Elinaldo Araújo e do deputado federal Paulo Azi, o diretor da Secretaria Municipal da Fazenda (Sefaz), Alberto Vidal, também acompanhou a apreciação em Brasília.

Foto: Ascom/PMC

Governo comemora a aprovação do empréstimo pelo Senado Federal - Foto: Ascom/PMC

Mais Notícias

Diversas modalidades esportivas agitam o fim de semana

Diversas modalidades esportivas agitam o fim de semana

Semana Nacional de Trânsito em Camaçari traz programação variada

Semana Nacional de Trânsito em Camaçari traz programação variada

Sejuv realizará I Copa da Integração de Futebol

Sejuv realizará I Copa da Integração de Futebol

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.