Em preparação para o Dia D contra a Poliomielite, sábado (14/06), mais de 200 agentes comunitários de saúde e de endemias participaram nesta quarta-feira (11/06) do Seminário de abertura da campanha contra poliomielite: vacinas e os resultados.
O evento, que teve o objetivo de informar e qualificar os profissionais, foi realizado na Casa do Trabalho e contou com a presença da secretária da Saúde, Efigênia Cardoso.
Dentre os palestrantes estavam Fátima Guirra, coordenadora estadual de Humanização da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) e Aline Sacramento, coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Camaçari.
As palestras apresentaram os dados da vacina na Bahia e a porcentagem do avanço de pessoas que não apresentam a doença.
Aline Sacramento apresentou também as melhorias em relação ao quantitativo das vacinações realizadas entre o período de 2003 a 2007 no Município.
Segundo Fátima Guirra, a idéia do seminário foi apresentada pela Sesab e Camaçari foi a primeira cidade a topar o projeto. A nossa intenção é socializar as informações sobre a importância das vacinas, além de apresentar as novidades sobre o tema.
Apesar de estar erradicada no Brasil há 20 anos, a vacinação contra a poliomielite é importante, uma vez que ainda há casos em países como a Índia, Nigéria, Paquistão e Afeganistão. A imunização é fundamental diante do quadro que vivemos, de migração constante. No caso da Bahia, sabemos que o Estado atrai esse movimento populacional, principalmente pelo turismo, indústria e comércio, esclareceu Fátima Guirra.
A agente comunitária, que atua no Nova Aliança, aproveitou bastante o conteúdo das palestras e saiu mais preparada para o trabalho. A partir de hoje, o meu argumento está mais forte porque conheci mais detalhes sobre a doença.

A secretária da Sesau, Efigênia Cardoso abriu o seminário -