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CAM’s superam 231 mil solicitações
Agnaldo Silva
Foto da Notícia CAM da sede contabiliza cerca de 150 atendimentos diários
Mais de 231 mil atendimentos em pouco mais de cinco anos. Este é o saldo das Centrais de Atendimento Municipal (CAM’s) de Camaçari da sede, orla e de Salvador.

Os números expressivos resultam dos investimentos na estrutura das unidades, qualificação profissional da equipe e adequação dos serviços oferecidos.

Só no primeiro trimestre de 2010, foram realizados 17.640 mil atendimentos, uma média de quase seis mil por mês. Em 2005, no início do governo Luiz Caetano, 37.521 mil solicitações chegaram as CAM’s. No ano seguinte, o atendimento aumentou cerca de 8 % , atingindo 40.612 mil.

No ano de 2007, o volume de pessoas beneficiadas pelas CAM’s teve um acréscimo de um pouco mais de 10%, chegando à marca de 45.403 mil. Em 2009, as centrais registraram 58.600 solicitações, 18,74% a mais que o ano de 2008, que teve 49.350 atendimentos.

A CAM da sede é a unidade com maior número de atendimentos, cerca de 150 por dia. No local, as pessoas dispõem de serviços das Secretarias da Fazenda (Sefaz), do Desenvolvimento Urbano (Sedur) e da Administração (Secad).

Dentre os serviços estão os relativos a tributos como IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), ISS (Imposto sobre Serviços) e Taxa de Fiscalização do Funcionamento (TFF), antiga Taxa de Localização e Funcionamento (TLF).

Na unidade ainda pode ser feita restituição de débito, nota fiscal avulsa, autorização para confecção de nota fiscal, autenticação de talão de nota fiscal, revisão imobiliária, cadastramento imobiliário, certidão negativa, alvará de construção e protocolo geral. As atividades da CAM da sede são desenvolvidas por 28 servidores, 21 da Sefaz, seis da Sedur e um da Secad.

A Central de Atendimento Municipal de Camaçari, que funciona Salvador, está situada no Shopping Capemi, região do Iguatemi. A unidade tem uma média diária de 80 solicitações, enquanto que a CAM da Orla, localizada na Prefeitura Avançada, em Vila de Abrantes, tem uma média de 50 atendimentos diários. Ambas, dispõem de serviços relativos à Sefaz e Sedur, ou seja, taxas, tributos e solicitações de alvará para construção e reforma.

As unidades da sede e orla funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h à 16h. Em Salvador, o expediente é das 8h30 às 17h30.

Luana Cavalcanti

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