Sedur revela metas para 2014

Iwwa Agência
Publicado 03/01/2014 12:01:29

A conclusão dos projetos do Memorial de Abrantes e de revitalização e requalificação do centro da cidade, que valorizam marcos históricos, a exemplo da Câmara de Vereadores, da Estação Ferroviária, do antigo cinema, e das localidades de Parafuso e Jauá são algumas das metas da Sedur (Secretaria do Desenvolvimento Urbano) para 2014.

Este ano, a Secretaria vai construir, assim que houver a liberação da SPU (Superintendência de Patrimônio da União), as novas barracas para os comerciantes que trabalhavam na praia e que foram retirados em cumprimento à decisão judicial.

Animada, a titular do Desenvolvimento Urbano, Ana Lúcia Costa, revela que o primeiro ano à frente da Secretaria foi bastante positivo, “diante da quantidade de liberação de alvarás, desenvolvimentos de projetos e fiscalizações ocorridas no Município”, destacou.

 A secretária salientou também a parceria com a Secretaria Estadual de Indústria e Comércio para a revisão do Plano Diretor de Camaçari, por conta da ampliação do Polo Industrial. “Participamos de várias reuniões com a equipe de consultoria do Estado. Essa revisão vai melhor bastante o desenvolvimento da cidade”, afirmou.

AÇÕES DE 2013

No que diz respeito ao desenvolvimento de projetos, a secretária Ana Lúcia Costa lembrou o projeto de requalificação das barracas de praia, no qual a SPU já liberou a construção dos equipamentos em Guarajuba. Para isso, a Prefeitura negocia com os 12 barraqueiros o local onde elas serão edificadas.

A mobilidade urbana do Município também foi destacada pela titular da Sedur, ao lembrar que, em dezembro, o prefeito Ademar Delgado assinou um contrato de financiamento com a Caixa, que garante recursos na ordem de R$ 50 milhões para obras de requalificação das vias.

ALVARÁS

De acordo com a secretária, no primeiro semestre de 2013, a Sedur liberou mais alvarás para instalação de indústrias do que para construção de imóveis. Dentre as empresas contempladas estão Boticário, Kimberly Clark, Le Biscuit, GBarbosa, Jac Motors. Além disso, a Secretaria liberou a ampliação da Knauf do Brasil e ampliação e reforma da Continental e da Cetrel.

No segundo semestre, a maioria dos alvarás concedidos foi destinados às construções de habitações, como os empreendimentos do programa Minha Casa, Minha Vida, a exemplo do Morada dos Sabiás e dos Canários, Vivenda dos Cardeais e das Andorinhas, Residencial Alpha 1, 2, 3, 4, 5 e 6, localizados no Jardim Limoeiro e no Espaço Alpha, respectivamente.

A renovação do alvará do Parque das Algarobas, no bairro Lama Preta, e para a nova empresa que assumiu a execução das obras do Caminho do Rio, na Cetrel. Os empreendimentos somam cerca de 6 mil novas habitações.

A Sedur também aprovou os projetos de construção dos empreendimentos Vívea Nova Camaçari e Loteamento Village Damha Camaçari e da segunda fase do Terras Ville 2, todos na sede, e da terceira etapa do Alphaville Litoral Norte, na orla, que juntos somam cerca de 3 mil lotes.

Em 2013, a Secretaria concedeu o habits para o Outlet Premium e alvarás de construção para as empresas Votorantim e Oliver Motor, e para a Reserva dos Camassarys, empreendimento que vai abrigar o Boulevard Shopping Camaçari. Além disso, a Sedur concedeu autorização para as obras de Programa de Urbanização Integrada da Bacia do Rio Camaçari, nos trechos que compreendem à Estação Rodoviária e o bairro Lama Preta.

De acordo com a secretária Ana Lúcia Costa, até o mês de novembro, tramitaram na Sedur 3.251 processos para analises de licenças urbanísticas, que envolvem alvarás de construção e de funcionamento.

 FORÇA TAREFA

Através da Força Tarefa, incorporada à pasta, a Sedur desocupou a invasão no Morro da Manteiga, cuja finalidade era a especulação imobiliária. A ação foi realizada em conjunto com outras secretarias municipais e a Polícia Militar.

 FISCALIZAÇÃO

Outro destaque da Sedur em 2013 foi a fiscalização e a vistoria das casas de shows e eventos da cidade, realizadas desde o início do ano, nas quais foram identificadas irregularidades, como ausência de alvará de funcionamento e condições de segurança adequadas.

 NOVOS PROFISSIONAIS

Este ano, a Secretaria teve um ganho com seis novos profissionais, convocados através do concurso público. Dentre eles, geógrafo, urbanista, engenheiros cartográfico, de segurança e sanitarista.

A Secretaria ainda deve contar com a chegada de outros seis profissionais, como arquitetos e engenheiros civis. Além disso, a pasta ainda contou com a aquisição de quatro caminhonetes novas para auxiliar nas ações.

EDUCAÇÃO AMBIENTAL

No que diz respeito à educação ambiental, a Sedur executou o programa de Educação Ambiental, com ênfase na arborização urbana e preservação dos corpos hídricos, cujo público alvo foi alunos do ensino fundamental da rede municipal.

A Sedur também realizou eventos temáticos, como o Dia da Árvore, no Horto Florestal, o Projeto Biomangue, com coleta de lixo na foz do Rio Jacuípe, e participou do plantio comunitário, no dia Mundial do Meio Ambiente, no Anel Florestal. 

Foto: Agnaldo Silva

A titular do Desenvolvimento Urbano, Ana Lúcia Costa -

Mais Notícias

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 14 de abril de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 14 de abril de 2021

STT realiza modificações no trânsito por conta de obra do Viaduto do Trabalhador

STT realiza modificações no trânsito por conta de obra do Viaduto d...

Secretarias de Habitação e Turismo alinham estratégias para futuras ações

Secretarias de Habitação e Turismo alinham estratégias para futuras...

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.