Seduc realiza escutas dos comitês escolares para planejar ano letivo 2021

ASCOM
Publicado 19/01/2021 10:01:54

A Prefeitura de Camaçari, por intermédio da Secretaria da Educação (Seduc), deu início nesta terça-feira (19/1) às escutas programadas aos profissionais que compõem os comitês escolares do Programa Mais e Melhor Educação: em Casa. Na oportunidade, a secretária da pasta, Neurilene Martins, acompanhada de membros da Diretoria Pedagógica (DIPE) da Secretaria da Educação (Seduc), participou de reuniões presenciais na Escola Municipal Helena Celestino Magalhães e no Centro Integrado de Educação Infantil (CIEI), ambos localizados no bairro Gravatá.

O objetivo da iniciativa é para ouvir a rede e saber quais são as estratégias que eles consideram mais necessárias para qualificar a oferta pedagógica em 2021, além de ser um momento de acolhimento e de agradecimento pelo belo trabalho desenvolvido pelos comitês escolares.

A ideia da Seduc é participar de reuniões presenciais dos comitês em, pelo menos, duas escolas por dia. Nessa perspectiva o próximo encontro será nesta quarta-feira (20/1), na Escola Municipal Giltônia Pereira de Souza e o Centro Educacional Darcy Ribeiro, localizadas, respectivamente, em Arembepe e em Barra do Jacuípe, na costa do município.

De acordo com Neurilene Martins, faltam cerca de 40 dias para encerrar o ano letivo e essas ações são imprescindíveis para planejar as estratégias para qualificar o ano de 2021 no que diz respeito à oferta pedagógica. “Nesses próximos dias, até o fim de fevereiro, estamos concluindo a parte pedagógica. Com isso, cumprimos o que, do ponto de vista legal, precisamos dar conta, que é responder: que oferta nós fizemos do ano letivo 2020; que cobertura nós tivemos; que currículo foi esse; como estão os estudantes e o que foi que eles aprenderam. Nesses últimos dois meses estamos dedicados a isso”, pontuou a gestora.

Ainda segundo a secretária, paralelo a isso, é preciso planejar o ano letivo de 2021 e, mais do que nunca, garantir e estabelecer as devidas conexões entre um ano e outro. “Sobretudo, porque em 2021 a Seduc terá que dar conta de garantir aos estudantes o devido desenvolvimento. Ou seja, as aprendizagens que não foram conquistadas em 2020, deverão ser difundidas em 2021. Trabalhar de modo muito sincrônico para que em 2021 a gente já retome a oferta pedagógica de maneira ajustada às necessidades pedagógicas dos alunos”, completou.

As diretoras da Helena Celestino Magalhães, e do CIEI do Gravatá, Rita de Cássia Andrade e Cleide Silva Soares, respectivamente, foram unânimes em dizer que a presença da Seduc nas escolas aproxima ainda mais os profissionais da educação da administração municipal, sobretudo, nesse momento tão delicado de pandemia.

A pedagoga Daniela Cristina de Santana, professora dos grupos 5 e 4, do CIEI do Gravatá, falou que esse é um espaço de compartilhar saberes e experiências desse momento de pandemia, o que segundo ela “é muito importante para que a rede tenha conhecimento do trabalho remoto que está sendo realizado e de todas as demandas existentes”, declarou.

COMITÊS ESCOLARES

A iniciativa foi criada pensando na universalização do acesso aos conteúdos criados pelo Mais e Melhor Educação: em Casa, com a oferta de ensino para elaboração e acompanhamento de material específico, de orientação de como os estudantes devem seguir e construir a rotina das atividades em casa. Desta maneira, além do material didático, produzido pela escola, a Seduc está entregou os livros do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) e do Aprova Brasil, além dos módulos do Programa Educar pra Valer.

Desta forma, a Seduc lançou uma plataforma de curadoria de conteúdos, que disponibiliza atividades significativas e contextualizadas, com objetivo de criar uma rotina de estudo que promove a reflexão e a construção de conhecimento.

Mais Notícias

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 25 de fevereiro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 25 de fevereiro de 2021

Sesp altera funcionamento do Centro Comercial e de atividades da pasta

Sesp altera funcionamento do Centro Comercial e de atividades da pasta

Setores da prefeitura tem atendimento ao público modificado

Setores da prefeitura tem atendimento ao público modificado

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.