Seduc realiza encontro sobre modelo de educação

ASCOM BOT
Publicado 13/07/2018 04:07:01

Com a participação de representantes dos conselhos de educação, municipal e da Câmara de Vereadores, além da sociedade civil organizada, a Secretaria de Educação de Camaçari (SEDUC) realizou, na tarde desta sexta-feira (13/7), o 1º Encontro para discussão da implantação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A proposta do Ministério da Educação (MEC) é unificar o modelo de ensino ofertado no país, tanto pelas escolas públicas, quanto pelas instituições particulares.

O BNCC define o que os educadores (professores e coordenadores pedagógicos) devem levar em conta na hora de elaborar o currículo dos ensinos infantil, fundamental e médio. Todos os municípios do Brasil têm até o primeiro semestre de 2020 para colocar em prática a Base, assegurando os direitos de aprendizagem para os estudantes da educação básica.

Em Camaçari, desde novembro de 2017, antes mesmo da publicação do documento pelo MEC, a SEDUC já estava debatendo com os educadores o projeto pedagógico da Rede Municipal. “Não podemos perder de vista a identidade de cada localidade, a sua cultura e história, além dos diferentes perfis sociais. No entanto, é preciso algo oficial, acessível a toda a comunidade, que oriente a forma de aprendizagem e conteúdo, de modo que cada escola respeite as singularidades territoriais e dos sujeitos, sem perder de vista as metas municipais para a educação”, destacou a secretária da pasta, Neurilene Martins.

O próximo passo é realizar um evento no início do mês agosto desse ano, com as presenças da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), de representes de unidades educacionais e da população em geral, para que as informações sobre a BNCC sejam sistematizadas. Será feito à parte, um cronograma de produção do projeto pedagógico municipal, que terá como protagonista os professores.

Essa comissão que se reuniu neste primeiro encontro foi formada através de uma portaria publicada pela Prefeitura de Camaçari. Ela tem caráter de conselho e conta com pessoas de diferentes segmentos, e a participação dos pais é de suma importância para que seja construída uma educação municipal igual para todos.

 

Foto: Tiago Pacheco

1º Encontro para discussão da implantação da Base Nacional Comum Curricular -

Mais Notícias

Camaçari publica decreto com restrições para o fim de semana

Camaçari publica decreto com restrições para o fim de semana

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 26 de fevereiro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 26 de fevereiro de 2021

Ação de fiscalização no combate à Covid é intensificada pela Sedur e STT

Ação de fiscalização no combate à Covid é intensificada pela Sedur ...

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.