Seduc lança programa de gestão

Iwwa Agência
Publicado 25/02/2014 05:02:52

A Seduc (Secretaria da Educação), por meio do núcleo da Coordenadoria de Gestão, Tecnologia e Inovação, lançou nesta terça-feira (25/02) o Progest (Programa de Gestão Educacional). Mais de 100 profissionais, dentre gestores, vice-gestores, coordenadores, além de secretários escolares participaram da cerimônia realizada no Teatro Alberto Martins.

Desenvolvido e pensado para os gestores da rede municipal de educação, o Progest tem o objetivo de aliar o trabalho dos profissionais com os professores e alunos, ao priorizar uma gestão democrática. Na oportunidade, foram apresentadas algumas propostas de inovação tecnológica, a exemplo da caderneta digital que pretende transformar o diário pedagógico em uma ferramenta digital.

Neste primeiro momento, o software será testado e utilizado de forma experimental em cinco escolas da rede municipal. A perspectiva é de que, depois de testado, ajustado e aprovado, a ferramenta seja implantada gradativamente em toda rede de ensino, para dinamizar e otimizar o trabalho dos professores.

Outra novidade apresentada foi o SAG (Serviço de Atendimento ao Gestor), que será realizado por uma equipe multidisciplinar, através de agendamentos prévios para atendimentos personalizados. A iniciativa vai evitar os deslocamentos constantes dos profissionais à Coordenação de Gestão. Desta forma, será mantido um contato direto com a Seduc, que passará a vivenciar de uma forma mais efetiva a gestão dentro do espaço escolar.  

Durante a cerimônia, ainda foi apresentado a revitalização do Portal Aprender, ferramenta interativa da Seduc, que interliga os profissionais e alunos e atua como suporte na melhoria da qualidade do ensino.

De acordo com a coordenadora de Gestão, Tecnologia e Inovação da Seduc, Sandra Rodrigues, o Progest foi pensado para proporcionar aos gestores uma assessoria técnica e promover uma melhor organização do trabalho dos profissionais. “A intenção é de que os profissionais se sintam confortáveis e tenham certeza que vão encontrar na Seduc todo apoio técnico para que possam exercer as funções da melhor forma.

No lançamento, foi realizada a mostra de um invento produzido pela professora de anos iniciais do Centro Social de Trabalho e Cidadania, localizado no bairro Gravatá, Rejane Coelho, e pelos alunos.

A produção denominada Ser Criança, que se configura na imagem de um “aluno robô”, feito de material reciclável, como sucata de computador e papelão, que transmite a voz dos alunos, previamente gravada, através de correntes elétricas, ao apertar um dispositivo localizado nas mãos do boneco.

Segundo a professora Rejane Coelho, o objetivo da atividade é estimular os alunos a pensar outras possibilidades e envolvê-los no sentido de criar os próprios inventos. 

 

Slideshow | 3 fotos

Seduc lança programa de gestão

Mais Notícias

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 12 de abril de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 12 de abril de 2021

STT inicia semana com retomada de vistorias de táxis

STT inicia semana com retomada de vistorias de táxis

Sesp faz visita técnica na Av. Camaçari para tratar sobre iluminação

Sesp faz visita técnica na Av. Camaçari para tratar sobre iluminação

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.