Seduc amplia programa de capacitação de professor

ASCOM BOT
Publicado 18/06/2008 02:06:23

Os resultados positivos na educação de Camaçari não se devem apenas aos investimentos na estrutura física das escolas, mas também na qualificação de todos os professores da rede municipal. Em três anos e meio de governo, todos os 1.891 professores foram capacitados, sendo que a imensa maioria passou por mais de duas qualificações.

Além dos docentes, a iniciativa beneficia os cerca de 50 mil alunos dos ensinos infantil, fundamental e médio, que contam com professores mais especializados e preparados. Somente para este ano, foram programados 49 cursos de capacitação.

Funcionária pública há 23 anos, Aliete Santana, professora do ensino fundamental 2, fez duas qualificações, inclusive a de Língua Portuguesa, matéria que leciona. Há cada 15 dias, ela participa das Atividades Complementares. “Enquanto cidadã e profissional, tenho uma visão otimizada dos cursos de capacitação, pois permitem aos professores levar a vivência escolar e compartilhar com outros os métodos de ensino”.

Uma das professoras da rede pública de ensino que compartilha a idéia é Roseri Dultra, 46 anos, que dá aula para o ensino fundamental. Ela conta que é importante participar dos projetos oferecidos pela Prefeitura, porque há estímulo profissional e vontade de produzir mais.

Roseri acrescenta que quando o profissional não sofre nenhum tipo de cobrança ou exigência, ele tende a se acomodar. Ela participou do curso de formação da Lei 10.639, que traz para o cotidiano escolar a cultura afrodescendente e ensina sobre a pluralidade cultural. “O governo está de parabéns. Nunca em 23 anos de profissão, vi uma gestão tão preocupada com a qualidade do ensino”.

Além dos cursos de capacitação, os professores da rede pública contam com mais um estímulo, o computador. Cada profissional da rede terá uma máquina ofertada pela Prefeitura, para uso profissional.

As professoras Aliete Santana e Roseri Dultra já foram beneficiadas com o programa e aprovaram as facilidades trazidas pelo equipamento, como adiantamento dos exercícios e elaboração de pesquisas diárias, trazendo assuntos atuais para debates durantes as aulas.

As qualificações acompanham os sete eixos estruturantes implantados pela Secretaria Municipal da Educação (Seduc). Entre as diversas qualificações oferecidas estão proinfância, atividades complementares, formação de assistentes de bibliotecas, pró-letramento, experimentoteca, laboratório de informática, projeto desporto, entre outros.

Foto: Paulo Mocofaya / Arquivo

Programa aumenta auto-estima e melhora o ensino -

Mais Notícias

Camaçari publica decreto com restrições para o fim de semana

Camaçari publica decreto com restrições para o fim de semana

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 26 de fevereiro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 26 de fevereiro de 2021

Ação de fiscalização no combate à Covid é intensificada pela Sedur e STT

Ação de fiscalização no combate à Covid é intensificada pela Sedur ...

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.