Sedap discute andamento de ações da pasta com o prefeito

ASCOM
Publicado 27/05/2020 04:05:51

O prefeito Elinaldo Araújo se reuniu, no início da tarde desta quarta-feira (27/5), com o secretário do Desenvolvimento da Agricultura e Pesca, Denilson Queiroz, para falar sobre o andamento das ações e programas da pasta durante a pandemia do novo coronavírus. No encontro, que aconteceu no gabinete do gestor municipal, o secretário expôs resultados, demandas e novidades.

Certificação de Produção Orgânica – Dentre os assuntos abordados está a certificação orgânica para agricultores do município, o que agrega valor e potencializa a capacidade de escoamento dos produtos cultivados na cidade. Na última sexta-feira (22/5), um Acordo de Mútua Cooperação foi celebrado e oficializado, entre a Sedap e a Fundação Alphaville, com o intuito de estabelecer o processo de certificação participativa de produção orgânica em Camaçari. A entidade certificadora é a Rede de Agroecologia Povos da Mata, de Irecê, única na Bahia.

Para Queiroz, este acordo é um grande avanço na direção da conquista do selo orgânico pelos produtores locais. O documento determina ainda as atribuições das partes, a exemplo da mobilização dos agricultores e auxílio logístico, que cabe ao governo municipal, e o custeio de despesas de hospedagem, alimentação e transporte nas atividades de capacitação intermunicipais. “Camaçari ganha um importante parceiro que nos apoiará significativamente na jornada até a certificação”, afirmou.

Mais Agricultura – Outro tema tratado na reunião foi a continuidade do programa Mais Agricultura, que deve manter a rotina de compras de produtos agrícolas direto do produtor rural, aquecendo a economia da agricultura familiar. Na ocasião, o prefeito Elinaldo garantiu que, mesmo no período em que o município ficar sem a verba do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), do Governo Federal, os produtores rurais vão continuar tendo seus produtos comprados, pela Prefeitura e Camaçari, através do programa municipal Mais Agricultura. Nos próximos dias, está prevista a compra de produtos sazonais típicos do mês de junho, como milho e amendoim.

Mais Pesca – A ampliação do número de contemplados pelo programa Mais Pesca também entrou na pauta da reunião. O secretário afirmou que está dando continuidade ao trabalho de identificação de novos beneficiários, através de análise de critério do público-alvo, para prestar assistência a uma quantidade ainda maior de pescadores e marisqueiras da costa de Camaçari. Foram apresentadas sugestões para que esse processo fosse acelerado e o prefeito Elinaldo se comprometeu a conceder o apoio necessário para o bom andamento e contínuo crescimento do programa, que atualmente beneficia 160 pessoas.

Mais Notícias

Distrito de Vila de Abrantes recebe mais de 100 novos braços de iluminação

Distrito de Vila de Abrantes recebe mais de 100 novos braços de ilu...

Governo autoriza circulação do transporte intermunicipal em Camaçari

Governo autoriza circulação do transporte intermunicipal em Camaçari

Sesau abre processo para castração de cães e gatos

Sesau abre processo para castração de cães e gatos

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.