Secretário da SSP elogia sistema de vigilância por câmera

Iwwa Agência
Publicado 19/06/2008 01:06:56

A política de segurança, combate e prevenção à criminalidade em Camaçari ganhou uma importante ferramenta com o sistema de monitoramento eletrônico das ruas da cidade. A inauguração aconteceu na noite de quarta-feira (18/06), no 12º Batalhão da Polícia Militar, no bairro Ponto Certo.

Segundo o secretário de Segurança Pública da Bahia, delegado da Polícia Federal César Nunes, com a aquisição dos equipamentos o Município se projeta no cenário nacional. “Em termos de segurança pública, Camaçari está à frente de todas as cidades da Bahia e se destaca como um dos poucos municípios brasileiros e implantarem o sistema”.

O secretário informa ainda que a aquisição de novas viaturas e estruturação das polícias Militar e Civil são as próximas ações de parceria entre o Município e o governo estadual.

O sistema, que monitora 24 horas por dia as ruas e praças mais movimentadas da cidade, é formado por 22 câmeras, sendo 20 fixas e duas móveis, 28 rádios transmissores, dois monitores de plasma de 42 polegadas e quatro computadores – dois para armazenar as imagens e dois para transmiti-las.

Os equipamentos são interligados via rede sem fio e registram imagens até 900 metros de distância.

As imagens captadas são emitidas, em tempo real, para o 12º BPM, onde funciona a Central de Monitoramento. Para o coordenador da Gestão da Tecnologia da Informação (CGI), Bruno Moura, a instalação das câmeras podem reduzir, em um prazo de um ano, os índices de criminalidade em até 75%. A afirmativa se baseia nas experiências de grandes cidades, como São Paulo (SP) e Porto Alegre (RS).

As praças dos 46, Abrantes, Desembargador Montenegro, avenida Jorge Amado, entrada Radial C, Centro Administrativo e vias de acesso ao Município são alguns dos locais onde os equipamentos foram instalados. Ainda esta semana, começa a instalação de mais cinco câmeras no bairro Inocoop, avenidas Radiais A e B e estádio Armando Oliveira.

O investimento, totalmente municipal, é de cerca de R$ 768 mil. A operacionalização das câmeras fica por conta de 16 policiais, que já foram treinados e capacitados para a função.

Na inauguração, o prefeito afirmou que os programas sociais de inclusão da população carente, junto com sistema de monitoramento eletrônico e a implantação de estruturas como as delegacias ajudam a combater a violência. Caetano lembrou que hoje o Município conta com uma delegacia especial de Atendimento à Mulher (Deam), e mais as DPs da Sede, de Vila de Abrantes e Monte. “Para reforçar a segurança, a Prefeitura cedeu 19 carros a PM, com garantia de combustível”.

Na ocasião, o prefeito inaugurou o infocentro montado no 12º BPM. A unidade, mantida com recursos estaduais, possui 10 computadores utilizados gratuitamente pela comunidade.

PRESENÇAS
Marcaram presença os secretários municipais da Indústria, Comércio e Serviços (Seinc) Djalma Machado, Assistência Social (Seas) Carlos Silveira, Governo (Segov) Jailce Andrade, Fazenda (Sefaz) Paulo César, Desenvolvimento do Turismo (Setur) José Cupertino, Serviços Públicos (Sesp) Eduardo Magalhães, Saneamento Básico (Sesan) Everaldo Alves, Educação (Seduc) Valter Lima, da Habitação (Sehab), Waldy Freitas, e Administração (Secad) Paulo Pinto.

Também participaram o superintendente de Transporte e Trânsito (STT) Francisco Franco, coordenador da Defesa Civil Ademar Lopes, ouvidor Antônio Cotrim, diretora-presidente da Limpec Lezineide Andade, delegada titular da Deam Janaína Dore, delegado do 18º DP João Roberto Cavadas, diretora do Hospital Geral de Camaçari (HGC) Dorilda Vasconcelos e coordenador de operações da polícia militar da Bahia, Coronel Josué Alves Brandão.

Os vereadores Luiza Maia (PT), João da Galinha (PSB), Carmem (PTB), Zé de Elísio (PT do B) e lideranças comunitárias também prestigiaram o evento.

Mais Notícias

Vacinação para 1ª e 2ª dose será suspensa nesta quinta (24/6)

Vacinação para 1ª e 2ª dose será suspensa nesta quinta (24/6)

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 23 de junho de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 23 de junho de 2021

Defesa Civil e Bombeiros fiscalizam pontos de vendas de fogos de artifício

Defesa Civil e Bombeiros fiscalizam pontos de vendas de fogos de ar...

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.