Secretaria da Saúde adquire novos equipamentos

Iwwa Agência
Publicado 23/03/2010 05:03:55

Camaçari melhora o serviço de acondicionamento de imunobiológicos (vacinas e soro) e adquire dois refrigeradores em aço inoxidável. O investimento em tecnologia de ponta na gestão da saúde faz parte da política da atual administração, preocupada em qualificar o serviço oferecido ao usuário.

Cada equipamento armazena quase 98 mil doses de vacina e possui sensores de temperatura. Além disso, os profissionais de saúde podem visualizar os medicamentos sem precisar abri-lo, o que facilita a operacionalização das atividades.

Os refrigeradores ficam no Centro de Vigilância Epidemiológica em Saúde e foram comprados no Paraná. O investimento municipal é de aproximadamente R$ 54 mil.

Segundo Marcos Nogueira, diretor da Vigilância em Saúde, a aquisição deixa o Município numa situação bastante confortável em relação às políticas nacionais, já que o Ministério está aumentando o número de vacinas repassadas aos estados, como por exemplo a Pneumo 10 e Influenza A, subtipo H1N1.

Também foram adquiridas 30 caixas térmicas plásticas de 30 litros, 20 caixas de oito e mais 20 de 15 litros, 150 termômetros digitais e 50 termômetros de cabo externo. A compra de um gerador de energia ainda está previsto no projeto da Secretaria da Saúde (Sesau). Por enquanto, o processo está em fase de licitação. As caixas térmicas são utilizadas para o transporte de toda rede de frio às unidades de saúde. Os investimentos somam valores de R$ 17 mil.

VACINAS
As vacinas de rotina, previstas no Programa Nacional de Imunizações (PNI), estão disponíveis no Hospital Geral de Camaçari (HGC), além de 35 postos municipais, distribuídos em Unidades Básicas (UBS´s) e Programa de Saúde da Família (PSF).

O público infantil, que inclui crianças até 10 anos, conta com as vacinas contra poliomielite, BCG, hepatite B, tetravalente, tríplice viral, rotavírus, DTP (defiteria, tétano e coqueluche) e febre amarela.

As vacinas dupla e tríplice viral, hepatite B, antitetânica e vacina contra febre amarela estão disponíveis para imunização de adolescentes, pessoas de 11 a 19 anos. Os adultos e idosos encontram ainda vacinas contra influenza sazonal, voltada para usuários que tenham a partir dos 20 anos de idade.

Foto: Carol Garcia

Refrigerador armazena cerca de 98 mil doses de vacina -

Mais Notícias

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 17 de abril de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 17 de abril de 2021

Sesau esclarece sobre vacinação para profissionais da educação

Sesau esclarece sobre vacinação para profissionais da educação

Lançado Núcleo de Apoio às Escolinhas e Clubes Amadores

Lançado Núcleo de Apoio às Escolinhas e Clubes Amadores

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.