Saúde do trabalhador é tema de encontro promovido pela Sesau

ASCOM
Publicado 27/11/2018 03:11:45

Na manhã desta terça-feira (27/11), aconteceu, no auditório da Secretaria de Governo, um encontro promovido pela Secretaria de Saúde (Sesau), através do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), com o tema “O que fazer com o trabalhador que recebeu alta do INSS e está inapto no estado de saúde ocupacional?”.

 

Durante o encontro, houve uma discussão sobre como resolver esse dilema de forma que o trabalhador não seja prejudicado. “É importante exaurir esse debate sobre a situação do trabalhador que ao receber alta do INSS e retornar à empresa, muitas vezes não é aceito de volta ao trabalho e é reencaminhado ao INSS, ficando nesse jogo de empurra onde ele é o maior prejudicado”, declarou Fátima Guirra, diretora da Vigilância à Saúde.

 

Subsecretário de Saúde de Camaçari, Luiz Duplat ressaltou que, durante essas idas, vindas e tentativas de retorno ao benefício, o trabalhador, por estar de alta do INSS, não recebe mais o salário de benefício e por não estar apto para retorno ao trabalho, algumas empresas também não pagam o seu salário. “Ele vive no que nós chamamos popularmente de ‘limbo’, que é uma situação irregular, passando necessidades financeiras. Por isso, a importância desse encontro para estudar uma solução para isso”.

Foto: Divulgação

O encontro reuniu membros e representantes de vários órgãos. -

 

Para discutir o assunto, o encontro reuniu membros e representantes de sindicatos, Atenção Básica, Diretoria de Vigilância Sanitária e Ambiental  (DIVISA), Coordenadorias da Vigilância em Saúde, Hospital Geral de Camaçari, Diretoria de Vigilância e Atenção à Saúde do Trabalhador (DIVAST), Cerest Salvador, Junta Médica, Núcleo Regional de Saúde, representantes da Saúde do Trabalhador da Microrregião: Conde, Dias D’Ávila, Mata de São João, Pojuca e Simões Filho; Comitê de Fomento Industrial (COFIC), Gerência Regional do Trabalho e Emprego, Ministério Público do Trabalho, Justiça do Trabalho de Camaçari (1ª, 2ª, 3ª e 4ª Varas) Instituto Nacional do Seguro Social, Fórum de Proteção ao Meio Ambiente do Trabalho (FORUMAT) e Coordenadoria do Juizado Especial Federal.

Mais Notícias

Vacinação contra Covid avança para idosos a partir de 82 anos neste domingo

Vacinação contra Covid avança para idosos a partir de 82 anos neste...

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 26 de fevereiro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 26 de fevereiro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 27 de fevereiro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 27 de fevereiro de 2021

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.