Representante russo defende parceria com Camaçari

ASCOM BOT
Publicado 15/08/2008 12:08:28

Analisar as potencialidades de intercâmbio econômico entre Camaçari e a Rússia. Foi com esse objetivo que o representante comercial russo no Brasil, Valentin Myagkov visitou o Município nesta sexta-feira (15/08). Ele esteve na Cidade do Saber Professor Raymundo Pinheiro, onde se reuniu com diversos secretários municipais e membros da indústria e comércio locais.

Na primeira visita à Bahia, Valentin Myagkov falou do interesse do governo russo em conhecer o potencial industrial e econômico de Camaçari, e firmar parcerias com o Estado. A intenção é que os acordos comerciais entre o Brasil e a Rússia, um dos maiores produtores de petróleo do mundo, incluam outros itens na lista de exportação.

“Queremos conhecer os atrativos do Pólo Industrial de Camaçari e estabelecer contatos com as indústrias da cidade. O Brasil apresenta um grande crescimento econômico e já pode responder a outras demandas”, diz o representante da Rússia, país que importa do Brasil 50% da carne bovina consumida. Atualmente, apenas os estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Sul mantêm parceria comercial com os russos.

Valentin Myagkov também visitou o Memorial do Pólo Industrial de Camaçari e a estrutura da Cidade do Saber. “A proposta de inclusão social da Cidade do Saber é transformadora. Um projeto como esse deveria ser implantado em diversos países”, avalia.

Na ocasião, o secretário municipal da Indústria, Comércio e Serviços (Seinc), Djalma Machado, apresentou o panorama econômico e programas sócio-educacionais desenvolvidos no Município.

O secretário da Seinc também citou a política municipal de atração de investimentos e o estreitamento das relações comerciais com outros países como responsáveis pelo crescimento econômico de Camaçari, que nos últimos anos ganhou importantes indústrias, a exemplo da segunda fábrica da Bridgestone Firestone no Brasil, em 2007, e da Continental, em abril de 2006.

“O importante é desenvolver um trabalho focado na consolidação da indústria e fortalecimento do setor de serviços. Isso também significa contribuir com o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de Camaçari”, garante Djalma Machado.

Valentin Myagkov encerra a agenda de atividades em Camaçari com uma visita ao Pólo Industrial e uma reunião com executivos da Braskem.

Estiveram presentes os secretários municipais do Governo (Segov), Jailce Andrade, do Esporte e Lazer (Sedel), Vital Vasconcelos, da Mulher (Semu), Aurenita Castilo, do Planejamento (Seplan), Roque Werlang, da Fazenda (Sefaz), Paulo César Gomes, da Segurança Alimentar e Benefícios Sociais (Seabes), Antônio Souza, da Educação (Seduc), Valter Lima, do Saneamento (Sesan), Everaldo Siqueira, além do diretor superintedente do Instituto de Seguridade do Servidor (ISSM), Natanael Fernandes e a diretora presidente da Limpec, Lezineide Andrade.

Também marcaram presença o representante da Câmara Russa no Brasil, Hans Guerrieri, assessor da secretaria estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Bahia, George Gurgel, assessora técnica do Centro Internacional de Negócios da Bahia, Júlia Leon, a gestora do Sebrae Camaçari, Margarida Diel, presidente da Associação Comercial e Empresarial de Camaçari (Acec), Joilma Freitas, e o vice-presidente da CDL (Clube dos Diretores Lojistas), Hosit Araújo.

PÓLO INDUSTRIAL
Maior complexo industrial do Hemisfério Sul, o Pólo de Camaçari tem mais de 90 empresas, químicas, petroquímicas e de outros ramos de atividades, como indústria automotiva, de celulose, metalurgia do cobre, têxtil, bebidas e serviços. É responsável pela geração de 15 mil empregos diretos e 20 mil indiretos.

As exportações geradas pelo Pólo Industrial de Camaçari representam cerca de 35% do total do Estado da Bahia.

Foto: Marina Silva

Dirigente elogia programa de inclusão da Cidade do Saber -

Mais Notícias

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 25 de fevereiro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 25 de fevereiro de 2021

Sesp altera funcionamento do Centro Comercial e de atividades da pasta

Sesp altera funcionamento do Centro Comercial e de atividades da pasta

Setores da prefeitura tem atendimento ao público modificado

Setores da prefeitura tem atendimento ao público modificado

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.