Representante da Caixa vistoria obra

Iwwa Agência
Publicado 06/12/2013 05:12:22

Um representante da Caixa esteve em Camaçari na manhã desta sexta-feira (06/12), para fazer o Laudo de Análise de Engenharia (LAE) do Programa de Urbanização Integrada da Bacia do Rio Camaçari. O procedimento foi solicitado pela Prefeitura para acelerar as intervenções.

Com a inauguração do novo trecho, que vai da avenida Tupinambás a 28 de Setembro, no próximo dia 21, a obra de revitalização do rio Camaçari está 40% concluída, explicou o secretário da Habitação, João Bosco Quirelli.

Durante a vistoria, engenheiros e o secretário da Habitação apresentaram e justificaram a implementação de novos equipamentos e ajustes estruturantes que não estavam no projeto básico da obra.

“Por exemplo, a calçada que está na Rua do Telégrafo era apenas para a circulação de pessoas, mas com os banquinhos que colocamos, os quais não estavam no projeto inicial, transformamos em um espaço de convivência”, detalhou o secretário.

A fiscalização da Caixa vai permitir que verbas do governo federal sejam repassadas ao Município. O laudo será emitido em 15 dias e o Município vai poder finalizar os trechos em execução e iniciar novas intervenções. “A obra em nenhum momento fica parada, mas com esse parecer podemos acelerar os procedimentos e avançar em outros trechos”, explica o secretário Bosco.

De janeiro de 2011 até novembro de 2013, o Programa de Urbanização obteve cerca de R$ 163 milhões, através do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento).

Durante a vistoria, além do secretário Bosco e do engenheiro fiscal da Caixa, estiveram presentes Rodrigo Pena, gerente de contratos da Cowan, empreiteira responsável pela execução da obra, e o arquiteto e urbanista Túlio Prado, coordenador de planejamento e administração da Hydros, empresa gestora da obra. 

TRECHOS

A visita às obras do rio Camaçari começou pela rua do Telégrafo, próximo à  Cidade do saber, e avançou pela avenida Tupinambás, até a avenida 28 de Setembro (antiga Radial A), onde foram verificados os gabiões, a quadra poliesportiva, os quiosques, o Horto Municipal, a ciclovia e a calçada.

No bairro Burissatuba, foram observadas as pontes e as barreiras de contenção.  Em seguida, a comitiva percorreu o bairro Phoc II, onde foram construídos gabiões e uma ponte. A localidade ainda vai passar por processo de urbanização e ganhar praças e outros equipamentos de lazer.

Os engenheiros seguiram para o Morro da Manteiga, a partir do bairro Nova Vitória. No local são feitos o retaludamento e replantio de mudas, que irão conter o processo de erosão do relevo e assoreamento (acumulação de areia) do rio. Este último deve ser solucionado apenas quando a obra for concluída.

Além da verificação em campo, a Prefeitura irá apresentar alvarás e licenciamentos emitidos por órgãos competentes para a devida averiguação.

 

Slideshow | 4 fotos

Representante da Caixa vistoria obra

Mais Notícias

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 17 de abril de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 17 de abril de 2021

Sesau esclarece sobre vacinação para profissionais da educação

Sesau esclarece sobre vacinação para profissionais da educação

Lançado Núcleo de Apoio às Escolinhas e Clubes Amadores

Lançado Núcleo de Apoio às Escolinhas e Clubes Amadores

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.