Reguladores iniciam treinamento para novo sistema de marcação de consultas e exames

ASCOM
ASCOM
Publicado 26/08/2019 02:08:20

Reguladores das 41 unidades de saúde de Camaçari participaram, na manhã desta segunda-feira (26/8), da abertura do treinamento para implantação do novo sistema e modelo de marcação de consultas, exames e transporte para tratamentos fora da cidade. A atividade, que aconteceu no Teatro Alberto Martins, marca um novo momento na saúde pública municipal onde, através da implantação desse novo modelo, serão extintas as filas nos postos de saúde e as idas e vindas em busca de uma marcação.

Após esse momento de apresentação do novo sistema, a equipe de capacitação da Secretaria de Saúde (Sesau) passará a semana com cada um dos reguladores nas unidades de saúde em treinamento. O novo modelo de marcação entrará em vigor a partir do dia 9 de setembro, em todas as unidades de saúde.

De acordo com o secretário de Saúde, Elias Natan, o novo sistema de Regulação acabará definitivamente com as filas e garantirá o agendamento em todas as unidades. “Dia 2 de setembro apresentaremos o sistema a toda a imprensa e comunidade camaçariense. Com ele, acabaremos com dia de abertura de agenda de marcação, garantindo que os usuários possam ir à unidade de saúde em qualquer dia e horário da semana solicitar suas marcações”.

Diretora de Controle e Avaliação do SUS, Elba Brito enfatiza a importância do trabalho da equipe para o sucesso do novo sistema. “Antes de apresentarmos o novo modelo de Regulação para a comunidade em geral, estamos apresentando a nossa equipe. Pois, a peça principal desse momento são os reguladores que, através do novo sistema e com um atendimento de qualidade, farão essa transformação”.

Subsecretário de Saúde, Luiz Duplat ressalta que “o maior ganho desse novo modelo é acabar com a necessidade das pessoas ficarem em filas às madrugadas ou tenham que ir várias vezes à unidade de saúde na tentativa de solicitar uma marcação. O prefeito Elinaldo foi muito feliz ao acreditar nesse novo modelo que dará ao nosso povo o serviço de Regulação que tanto necessita”.

Presidente do Conselho Municipal de Saúde, Paulo Costa destaca a revolução que a novidade causará. “Estamos agendando uma reunião extraordinária para apresentação do sistema aos conselheiros municipais de saúde, mas, de antemão, pelo que me foi apresentado, se o sistema for aplicado na prática conforme vi aqui hoje, a história da Regulação municipal será dividida em dois momentos, antes e depois desse sistema”.

Como funcionará a Nova Regulação Camaçari:

– Garantia de cotas mínimas de exames e consultas para todas as 41 unidades de saúde marcadoras.

– Não existirá mais abertura de agenda de marcação. Dessa forma, a marcação será de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30, sem a necessidade dos usuários formarem filas antes das unidades de saúde abrirem nos dias de abertura de agendas.

– Mesmo que a cota mínima tenha acabado, o usuário terá sua solicitação lançada no sistema e receberá um login e senha para acompanhar a solicitação no site.

– O sistema enviará um SMS para todos os usuários confirmando a marcação da solicitação e informando dia, local e horário para realização da mesma.

– A Central de Regulação não fará mais nenhuma marcação presencial, ficando responsável pela gestão das cotas e andamento do sistema.

– O cadastro no STU (Serviço de Transporte ao Usuário) deixará de acontecer na Central de Regulação e será feito nas 41 unidades de saúde marcadoras.

Slideshow | 4 fotos

Reguladores iniciam treinamento para novo sistema de marcação de consultas e exames

Mais Notícias

Sedec dialoga com segmento empresarial e autoridades policiais por videoconferência

Sedec dialoga com segmento empresarial e autoridades policiais por ...

Materiais de construção e delivery podem funcionar

Materiais de construção e delivery podem funcionar

Farmácia do Povo 24h é inaugurada em Camaçari

Farmácia do Povo 24h é inaugurada em Camaçari

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.