Rede de esgoto começa a funcionar este ano

Iwwa Agência
Publicado 05/04/2010 11:04:45

A obra de esgotamento sanitário, maior da história de Camaçari, está em fase avançada. Na orla, foi realizado mais de 85% do cronograma, enquanto que na sede as intervenções somam 53%. Ambas devem começar a funcionar ainda este ano. A rede de esgoto da orla deve ter início em junho, enquanto que na sede no final do ano.

Monte Gordo conta com mais de 13 quilômetros de rede coletora, 18 de rede condominial e cerca de 2,7 quilômetros de linha de recalque. Guarajuba têm 14,63 quilômetros de coletora, 1,16 quilômetros de condominial e mais de 2 quilômetros de linha de recalque, além de Barra do Pojuca, com 2,8 e 4,1 quilômetros de rede condominial e linha de recalque, respectivamente e cerca de 1,8 quilômetros de coletora. Em Itacimirim a extensão de rede é superior a 14 quilômetros de coletora, 5,8 quilômetros de condominial e 2,5 quilômetros de linha de recalque.

O projeto também prevê a instalação de uma estação de tratamento de esgoto em Barra do Pojuca. As obras devem seguir, em breve, para Jauá, Vila de Abrantes e Arembepe. Nesta última já foi concluído levantamento topográfico. A proposta da Secretaria do Desenvolvimento Urbano (Sedur) é que o esgoto de Arembepe seja lançado na Estação de Tratamento da Cetrel.

SEDE
Na sede são mais de 96 quilômetros de redes coletora e cerca de 107 quilômetros de condominial instalados. A obra, iniciada em 2007, vai ser concluída em dezembro deste ano.

A rede de esgotamento sanitário da sede ainda terá três elevatórias nas ruas do Toco, bairro Gleba E, Paranapanema, bairro Natal e no Bairro dos 46. O esgoto será tratado na Estação de Tratamento da Cetrel e depois lançado no Emissário Submarino, em Arembepe.

A implantação do sistema de esgoto tem duas fontes de recursos. Na orla, a verba é da Embasa e está orçada em R$ 25,5 milhões, enquanto que na sede o valor é de R$ 64 milhões e faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal.

Foto: Carol Garcia

A rede de esgoto é a maior obra da história de Camaçari -

Mais Notícias

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 11 de abril de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 11 de abril de 2021

Camaforró 2021 é cancelado por conta de nova onda do novo coronavírus

Camaforró 2021 é cancelado por conta de nova onda do novo coronavírus

Decreto prorroga medidas restritivas e suspende desfiles cívicos

Decreto prorroga medidas restritivas e suspende desfiles cívicos

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.