Redação final do Estatuto Municipal da Juventude é elaborado

ASCOM
Publicado 10/03/2021 05:03:33

A Prefeitura de Camaçari, por intermédio da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude (Sejuv), realizou a última reunião para discutir e elaborar a redação final do Estatuto da Juventude. Agora, o documento seguirá para o Executivo, que encaminhará à Câmara Municipal um projeto de lei para a criação do Conselho Municipal da Juventude.

Durante o encontro, realizado de forma virtual, na noite desta terça-feira (9/3), os representantes da Coordenação da Juventude da Sejuv discutiram os últimos tópicos do estatuto, a exemplo dos direitos ao território e à mobilidade; à sustentabilidade e ao meio ambiente; à segurança pública e ao acesso à Justiça; e, por fim, a criação do Conselho Municipal da Juventude.

De acordo com o coordenador da Juventude, Rafael Santos, a elaboração do estatuto é o primeiro passo para a criação do Conselho Municipal da Juventude de Camaçari. “Desde 2006, a juventude tem lutado pela implantação do estatuto no nosso município. É um sonho antigo, mas que, em breve, será tirado do papel e colocado em prática. É o que nos dará voz junto ao Executivo Municipal, fazendo com que a juventude participe ativamente de decisões do seu interesse”, pontuou.

“A elaboração do estatuto é um avanço para a nossa juventude, que desde 2006 não tem essa representatividade. Portanto, iremos criar todos os meios para que políticas públicas sejam implementadas em prol desse público, que têm muitas aspirações e necessidades”, destacou o titular da Sejuv, Jorge Curvelo.

Ao longo de quatro semanas, os 22 membros da comissão se debruçaram para discutir a elaboração da redação final do Estatuto da Juventude de Camaçari. Nos demais encontros foram debatidos temas diversos voltados à juventude, entre eles, trabalho, renda, saúde, cultura e educação.

Coordenação da Juventude de Camaçari

Criada em 2017, a Coordenação da Juventude tem como principal objetivo promover políticas públicas voltadas para o público jovem do município, nas mais diversas áreas, como esporte, lazer, educação, empreendedorismo jovem, etc.

Entre as ações já executadas, apenas nos dois primeiros meses de gestão da nova coordenação, está a assinatura do Pacto da Juventude com a União – um acordo de cooperação técnica com o Governo Federal – que busca garantir a participação de Camaçari no mapa do Cadastro Nacional das Unidades de Juventude. A ferramenta é responsável pelo registro das unidades que desenvolvem ações para a promoção de políticas públicas de juventude.

O próximo passo da coordenação é conversar com o Conselho Estadual de Juventude da Bahia (Cejuve), a fim de buscar a assinatura de um termo de cooperação junto ao Governo do Estado para Camaçari.

Mais Notícias

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 12 de abril de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 12 de abril de 2021

STT inicia semana com retomada de vistorias de táxis

STT inicia semana com retomada de vistorias de táxis

Sesp faz visita técnica na Av. Camaçari para tratar sobre iluminação

Sesp faz visita técnica na Av. Camaçari para tratar sobre iluminação

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.