Rastreamento da doença segue até 13 de abril

Iwwa Agência
Publicado 01/04/2016 03:04:19

Moradoras de Camaçari, com idade entre 50 e 69 anos e que não tenham feito cirurgia de mama, têm até o dia 13 de abril para receber atendimento durante o Rastreamento do Câncer de Mama. A ação, que visa promover a prevenção e diagnóstico precoce da doença, integra o projeto Saúde sem Fronteiras.

Até sexta-feira (31/03), 1.555 mulheres foram atendidas na carreta adaptada para o serviço de mamografia, estacionada no pátio da Prefeitura, no Centro Administrativo. O veículo fica na sede do Município até 9 de abril, com atendimento das 8h às 17h. A estrutura conta com três mamógrafos e tem capacidade de atender cerca de 210 mulheres por dia.

Além disso, a carreta possui plataforma elevatória para atender pessoas com necessidades especiais. O veículo segue para a orla nos dias 11, 12 e 13 de abril, com atendimento das 8h às 17h, na praça da Matriz, no distrito de Vila de Abrantes.

Para ser atendida é necessário apresentar original e cópia do RG, comprovante de residência e cartão do SUS. O Rastreamento do Câncer de Mama é realizado no Município desde o último dia 21 de março.

O resultado dos exames realizados durante o Rastreamento do Câncer de Mama sai entre 30 e 45 dias e as mulheres devem procurar as unidades de saúde correspondentes para pegá-los. A segunda fase da ação contará com consulta ao mastologista, ultrassom, pulsão com biópsia e uma segunda mamografia, se necessário. Se detectada a doença, as mulheres serão encaminhadas para tratamento na terceira e última etapa.

Durante a iniciativa, técnicos da Sesau (Secretaria da Saúde) ministram palestras educativas sobre variados temas, como cuidados necessários para evitar a proliferação do mosquito aedes aegypti, orientação nutricional e realização de exercícios laborais.

O projeto Saúde Sem Fronteiras é realizado através da parceria entre a Prefeitura, por meio da Sesau, da Sesab (Secretaria Estadual da Saúde) e do Ministério da Saúde.

Foto: Aristeu Chagas

Rastreamento do Câncer de Mama já contemplou 1.555 mulheres -

Mais Notícias

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 17 de abril de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 17 de abril de 2021

Sesau esclarece sobre vacinação para profissionais da educação

Sesau esclarece sobre vacinação para profissionais da educação

Lançado Núcleo de Apoio às Escolinhas e Clubes Amadores

Lançado Núcleo de Apoio às Escolinhas e Clubes Amadores

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.