Quinta-feira tem reunião da Defesa Civil com comerciantes de fogos

Iwwa Agência
Publicado 26/05/2008 03:05:55

Na próxima quinta-feira (29/05), a Defesa Civil de Camaçari se reúne com vendedores de fogos de artifício do Município, para orientá-los sobre os riscos da venda irregular dos produtos. O encontro será às 8h, na Cidade do Saber.

O combate à comercialização e fabricação clandestina de fogos de artifício começou a ser discutida nesta segunda-feira (26/05), com representantes das polícias Militar, Civil e Rodoviária. As reuniões na Cidade do Saber Professor Raymundo Pinheiro, visam garantir a segurança aos moradores e conscientizar comerciantes sobre os riscos da venda irregular dos produtos.

A campanha educativa junto aos comerciantes locais começou desde o final do mês de maio e segue até o término de junho, quando se encerram os festejos de São Pedro. Vendedores e distribuidores podem solicitar a fiscalização da Defesa Civil através do número 199, que funciona 24 horas.

Durante a visita dos técnicos, que envolve averiguação da origem dos fogos e avaliação das condições de segurança do local, são distribuídos panfletos informativos sobre a importância da prevenção de acidentes e normas para as vendas.

Todo trabalho realizado no Município obedece às determinações do Decreto Estadual 6465/97, que regulamenta a fabricação, comércio e uso de fogos de artifício e de estampido.

O coordenador municipal da Defesa Civil, Ademar Lopes, lembrou que os comerciantes devem ter alguns cuidados especiais, como não construir barracas com materiais de fácil combustão, a exemplo de palha, madeira ou plástico.

Os comerciantem também devem manter distância de 5 metros entre dois pontos de venda, usar extintor de incêndio, evitar estacionar motos ou veículos similares próximo de barracas e não usar fogões ou aparelho elétrico no estabelecimento.

Ele ainda diz que não será permitido funcionamento de qualquer estabelecimento em situação irregular. Segundo Lopes, a campanha educativa está sendo intensificada no Centro Comercial de Camaçari, onde há grande quantidade de comerciantes e aglomeração de pessoas.

O tenente coronel do Corpo de Bombeiros, Nelson Vasconcelos, achou “válido e oportuno” o convite para participar da reunião. O encontro com demais setores da sociedade evita que sejam eles sejam acionados somente para solucionar um acidente.

Marcaram presença ainda representantes do Corpo de Bombeiros, Secretaria Municipal do Planejamento (Seplan), profissionais de saúde do município de Pojuca e o capitão da Polícia Militar de Camaçari, André Luís Cunha.

ENCONTRO REGIONAL
Ademar Lopes também informou que no dia 13 próximo acontece o 3º Encontro Regional da Defesa Civil de Camaçari. Realizado na Cidade do Saber, o objetivo é discutir as ações do órgão, no que se refere ao uso de produtos perigosos. Mais tarde, entre os dias 22 e 24 de outubro, o Município sedia o 5º Fórum Nacional.

Foto: Nelinho Oliveira

Representante dos Bombeiros participam do encontro -

Mais Notícias

Seinfra e Sedur dão prosseguimento a alinhamento de ações

Seinfra e Sedur dão prosseguimento a alinhamento de ações

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 13 de abril de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 13 de abril de 2021

GTC elabora ações para a 7ª edição do Prefeito Amigo da Criança

GTC elabora ações para a 7ª edição do Prefeito Amigo da Criança

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.