Pronasci seleciona bolsistas para o Protejo

ASCOM BOT
Publicado 13/01/2009 09:01:42

A seleção dos bolsistas do Protejo, projeto do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), será realizada nesta quinta-feira (15/01), a partir das 8h, na Escola Municipal Cosme de Farias, no Phoc 1.

Vão ser contemplados 100 jovens dos Phocs 1, 2 e 3, bairros mapeados pelo governo federal para receber as ações do Pronasci.

Durante a seleção, será realizada entrevista e avaliado questionário com perfil dos candidatos. Os beneficiados são jovens com idade entre 15 e 24 anos, com envolvimento em situação de violência e de vulnerabilidade social e criminal.

Os critérios de participação exigem que os candidatos sejam egressos do sistema de medidas sócio-educativas, estejam em situação de rua ou expostos à violência doméstica ou urbana.

A seleção vai ser feita pela coordenação municipal do Pronasci, Prefeitura e equipes do Instituto Anísio Teixeira (IAT), órgão da secretaria estadual da Educação que coordena o projeto na Bahia.

O Protejo deve começar a funcionar a partir de março, com oficinas de arte-educação, na primeira etapa, e cursos semiprofissionalizantes, a partir de julho, quando inicia a segunda fase do projeto.

Os jovens terão aulas de música, dança, teatro, cinema, fotografia, informática e atividades esportivas. As oficinas do projeto vão ser ministradas por 35 pessoas, entre coordenadores de área, oficineiros, e auxiliares de campo.

O Protejo presta assistência por meio de atividades culturais, esportivas e educacionais a jovens expostos à violência doméstica ou urbana. O objetivo é garantir a inclusão social e melhorar a auto-estima dos beneficiados.

Camaçari também será contemplada com ações como Mulheres da Paz, Programa de Esporte e Lazer na Cidade (Pelc) e Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM).

O Pronasci, desenvolvido pelo Ministério da Justiça, articula políticas de segurança com ações sociais. É composto por 94 ações, que envolve a União, estados, municípios e sociedade.

Entre os principais eixos do programa, destacam-se a valorização dos profissionais de segurança pública, combate à corrupção policial e envolvimento da comunidade na prevenção da violência.

Foto: Nelinho Oliveira

Seleção acontece nesta quinta-feira, no Cosme de Farias -

Mais Notícias

Escuta especializada está suspensa em Camaçari

Escuta especializada está suspensa em Camaçari

Prefeitura continua entregando benefícios sociais

Prefeitura continua entregando benefícios sociais

Moradores do bloco 19 do conjunto Lucaia voltam a ocupar imóveis

Moradores do bloco 19 do conjunto Lucaia voltam a ocupar imóveis

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.