Projetos de Camaçari são modelos de gestão pública

ASCOM BOT
Publicado 21/05/2008 05:05:17

Projetos de Camaçari como a Cidade do Saber Professor Raymundo Pinheiro e o Mulher Cidadã foram selecionados para compor o livro Políticas de Integração Regional: Experiências Exitosas no Mercosul, organizado pela rede de cidades Mercocidades.

Classificados como bem-sucedidos pelos organizadores da publicação, os programas são considerados modelo de gestão pública. O lançamento do livro foi realizado na cidade de Tandil, na Argentina, no início de maio.

Graças ao caráter inovador das ações, Camaçari foi um dos quatro municípios brasileiros que tiveram projetos selecionados. Os outros três foram Belo Horizonte (MG), Santo André (SP) e São Carlos (SP).
O livro irá circular tanto nas cidades que compõem a rede quanto nos eventos do Mercosul. Alguns municípios, inclusive, já manifestaram interesse em seguir os exemplos de Camaçari.

A publicação projeta o Município baiano internacionalmente e faz justiça a dois importantes projetos de inclusão social. A rede Mercocidades é composta por 181 cidades do Mercosul. Camaçari é sub-coordenadora de Desenvolvimento Local, uma das 14 unidades temáticas da rede.

PROJETOS
A Cidade do Saber Professor Raymundo Pinheiro, inaugurada em março de 2007, oferece à comunidade local espaços altamente qualificados para o desenvolvimento de programas e atividades esportivas, artísticas e culturais, que visam promover e fomentar circuitos sistemáticos de produção. Cerca de sete mil pessoas são atendidas diariamente nos programas desenvolvidos nas suas oficinas e espaços de lazer e educação inclusiva.

O programa Mulher Cidadã, coordenado pelas secretarias da Mulher (Semu) e de Segurança Alimentar e Benefícios Sociais (Seabes), garante capacitação e auxílio financeiro para as moradoras carentes de Camaçari.

MERCOCIDADES
A rede Mercocidades, criada em 1995, incluiu Camaçari na lista de cidades em 2005. É a principal rede de municípios do Mercosul e uma referência nos processos de integração. O objetivo é favorecer a participação dos municípios no processo de integração regional, promovendo a criação de um âmbito institucional para as cidades do Mercosul.

Foto: Marina Silva

A Cidade do Saber atende cerca de 7 mil pessoas por dia -

Mais Notícias

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 25 de fevereiro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 25 de fevereiro de 2021

Sesp altera funcionamento do Centro Comercial e de atividades da pasta

Sesp altera funcionamento do Centro Comercial e de atividades da pasta

Setores da prefeitura tem atendimento ao público modificado

Setores da prefeitura tem atendimento ao público modificado

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.