Projeto é implantado em Camaçari

Iwwa Agência
Publicado 11/12/2013 06:12:03

Aumentar a resolutividade e capacidade de resposta das equipes de saúde da família aos problemas da população. Esse é o objetivo da implantação do Nasf (Núcleo de Apoio à Saúde da Família) em Camaçari. Para apresentar o projeto, o Departamento de Atenção Básica da Sesau (Secretaria da Saúde) vai realizar o Encontro sobre Apoio Matricial na Atenção Básica na próxima terça-feira (17/12), a partir das 8h, na Cidade do Saber.

O Nasf será desenvolvido na UBS (Unidade Básica de Saúde) do bairro Gleba B e contará com um assistente social, um educador físico, um fisioterapeuta, um nutricionista e um psicólogo. O projeto terá cinco áreas de apoio – alimentação, reabilitação, serviço social, atividade física, saúde mental, e vai abranger quatro bairros, Gleba B, Nova Vitória, Novo Horizonte e Ponto Certo.

De acordo com a coordenadora do projeto, Elisângela Xavier, o Nasf irá complementar o trabalho desenvolvido pelas equipes da saúde da família. “Vamos melhorar a estrutura, qualificar os serviços e potencializar as ações no Município”, destacou. O secretário de Saúde, Vital Sampaio, assinou o projeto do Nasf nesta quarta-feira (11/12). Na sexta-feira (13/12), será feita a apresentação à Sesab (Secretaria de Saúde da Bahia), durante reunião da CIB (Comissão Intergestores Bipartite), na Cidade do Saber.

O projeto receberá R$ 20 mil por mês do Ministério da Saúde e contará também com a contrapartida do Município para manutenção e execução do projeto. A meta da Prefeitura é implantar oito unidades do Nasf. Além da UBS da Gleba B, o Governo Municipal pretende instalar o projeto na unidade do Gravatá, Camaçari de Dentro, Gleba E, Nova Aliança, Vila de Abrantes, Arembepe e Monte Gordo.

A equipe do Nasf será responsável por ações assistenciais – consultas referenciadas, inter-consultas, visitas domiciliares –, ações de promoção à saúde e educação da comunidade – atividade física, redução do tabagismo, alimentação saudável, prescrição racional e uso consciente de medicamentos, curso para cuidadores de pacientes acamados, curso para gestantes –, e ações de educação permanente da equipe de saúde da família – reuniões de educação em serviço e discussão de projetos terapêuticos.           

PROGRAMAÇÃO

Encontro sobre Apoio Matricial na Atenção Básica                                                                               

8h às 8h30 – Abertura

8h30 às 9h30 – Apoio a Saúde da Família

Conceito de Saúde

Responsabilidade sanitária

Responsabilidade da Atenção Básica

Porque a AB necessita de apoio?

9h30 às 10h30 – Apoio Matricial x Equipe de referência

Diferença entre apoio e referência

10h30 às 11h – Experiência exitosa do Nasf

11h às 12h – Apresentação do projeto Nasf Camaçari

Descrição do projeto no Nasf Camaçari

Foto: Nelinho Oliveira

UBS sedia Núcleo de Apoio à Saúde da Família -

Mais Notícias

Seinfra e Sedur dão prosseguimento a alinhamento de ações

Seinfra e Sedur dão prosseguimento a alinhamento de ações

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 13 de abril de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 13 de abril de 2021

GTC elabora ações para a 7ª edição do Prefeito Amigo da Criança

GTC elabora ações para a 7ª edição do Prefeito Amigo da Criança

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.