Projeto adota espaços para implantação de hortas

ASCOM BOT
Publicado 27/02/2018 02:02:11

O projeto Quintal Produtivo chegou na manhã desta terça-feira (27/2) ao Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) do Parque Verde e a Creche Comunitária de Parafuso. O objetivo da iniciativa é adotar espaços, como centros de saúde e escolas, promovendo capacitação, implantação e manutenção de hortas para que o paciente ou o aluno interaja com o ambiente.

A ação é também uma extensão do projeto da Feira Agroecológica, que capacitou produtores rurais da agricultura familiar do município. Agora, muitos agricultores estão dando, em contrapartida, a mão de obra para implantação das hortas, repassando o conhecimento e até fornecendo adubos e sementes.

Fruto da parceria entre a Prefeitura de Camaçari, através da Secretaria do Desenvolvimento da Agricultura e Pesca (Sedap), e a Fundação Alphaville, o Quintal Produtivo, inicialmente, chegará também à Escola Municipal Félix Joaquim de Moraes, no bairro Camaçari de Dentro. A ideia é depois expandir para outros espaços.

O plantio será de horticultura em geral, como alface, coentro, tomate e maracujá. Cada lugar vai se organizar para a manutenção das hortas, além de ter um sistema de irrigação para o fim de semana.

No CAPS do Parque Verde já existe a Horta Terapêutica Semeando Saúde, que é uma iniciativa que visa estimular o contato dos usuários do serviço de saúde mental com a agroecologia, promover a interação, a convivência social e incentivar hábitos saudáveis de alimentação. Esta ação já era realizada com o apoio da Sedap e agora foi adotada pelo projeto Quintal Produtivo.

Foto: Thiago Canuto

A ação é também uma extensão da Feira Agroecológica -

Mais Notícias

Camaçari publica decreto com restrições para o fim de semana

Camaçari publica decreto com restrições para o fim de semana

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 26 de fevereiro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 26 de fevereiro de 2021

Ação de fiscalização no combate à Covid é intensificada pela Sedur e STT

Ação de fiscalização no combate à Covid é intensificada pela Sedur ...

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.