O projeto Quintal Produtivo chegou na manhã desta terça-feira (27/2) ao Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) do Parque Verde e a Creche Comunitária de Parafuso. O objetivo da iniciativa é adotar espaços, como centros de saúde e escolas, promovendo capacitação, implantação e manutenção de hortas para que o paciente ou o aluno interaja com o ambiente.
A ação é também uma extensão do projeto da Feira Agroecológica, que capacitou produtores rurais da agricultura familiar do município. Agora, muitos agricultores estão dando, em contrapartida, a mão de obra para implantação das hortas, repassando o conhecimento e até fornecendo adubos e sementes.
Fruto da parceria entre a Prefeitura de Camaçari, através da Secretaria do Desenvolvimento da Agricultura e Pesca (Sedap), e a Fundação Alphaville, o Quintal Produtivo, inicialmente, chegará também à Escola Municipal Félix Joaquim de Moraes, no bairro Camaçari de Dentro. A ideia é depois expandir para outros espaços.
O plantio será de horticultura em geral, como alface, coentro, tomate e maracujá. Cada lugar vai se organizar para a manutenção das hortas, além de ter um sistema de irrigação para o fim de semana.
No CAPS do Parque Verde já existe a Horta Terapêutica Semeando Saúde, que é uma iniciativa que visa estimular o contato dos usuários do serviço de saúde mental com a agroecologia, promover a interação, a convivência social e incentivar hábitos saudáveis de alimentação. Esta ação já era realizada com o apoio da Sedap e agora foi adotada pelo projeto Quintal Produtivo.

A ação é também uma extensão da Feira Agroecológica -