Programa promove desenvolvimento sustentável

ASCOM BOT
Publicado 04/05/2015 05:05:13

É através do programa pioneiro da Sedap (Secretaria do Desenvolvimento da Agricultura e Pesca), Lucro no Campo, que a Prefeitura promove o desenvolvimento sustentável, aumenta o lucro de agricultores e pescadores, e amplia a referência que Camaçari tem na Região Metropolitana no comércio de frutas, verduras, aves e frutos do mar.

A iniciativa atende a uma das demandas do prefeito Ademar Delgado de ampliar as oportunidades de emprego e renda, a inclusão social, assim como garantir que o pequeno produtor possa se manter no campo de forma que sejam preservados os recursos naturais e o bem-estar da comunidade.

O Lucro no Campo está em andamento e atualmente conta com 600 famílias cadastradas, dentre agricultores, piscicultores e pescadores. As ações atendem prioritariamente aqueles que participam do PAA (Programa de Aquisição de Alimentos) e os que fornecem alimentos para a merenda escolar através do PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar). O programa também prioriza os cadastrados no projeto Feira Itinerante.

Criado para sintetizar em um só programa algumas atividades realizadas pela Sedap, o projeto presta orientação contábil para 40 associações e cooperativas rurais do Município, serviços de escavação e adequação de tanques de piscicultura, aração e gradeamento de terras, distribuição de adubo, calcário, ração de crescimento para aves e peixes e outros insumos necessários à produção. Além disso, promove treinamento nas áreas de piscicultura, avicultura, meliponicultura, fruticultura e produção orgânica, com foco nas mulheres rurais.

PROPOSTAS

Também estão previstas no programa distribuições de sementes certificadas com elevado padrão genético, que asseguram maior produtividade e rentabilidade aos agricultores familiares. Além da distribuição de pintinhos de linhagens selecionadas, de acordo com aptidão (corte ou postura), para garantir a padronização e a qualidade do plantel e de equipamentos de pesca e salvatagem com objetivo de equipar e modernizar a colônia e as associações de pescadores.

Uma das características do projeto é o foco no agronegócio de forma individual ou coletiva por organizações de pequenos agricultores, piscicultores e pescadores, além de dar ênfase à implantação de pequenos investimentos em negócios sustentáveis e competitivos.

A Sedap está em processo de licitação para aquisição de sementes e de equipamentos, a exemplo de máquinas para escavação de tanques. No ano passado, 40 associações rurais participaram da Rodada de Negócios, realizada durante a Semana Global de Empreendedorismo para ter contato com empresas públicas e privadas. 

Foto: Marcos Paulo

Agricultores contemplados com o programa municipal Lucro no Campo -

Mais Notícias

Camaçari publica decreto com restrições para o fim de semana

Camaçari publica decreto com restrições para o fim de semana

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 26 de fevereiro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 26 de fevereiro de 2021

Ação de fiscalização no combate à Covid é intensificada pela Sedur e STT

Ação de fiscalização no combate à Covid é intensificada pela Sedur ...

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.