Programa prevê plantio de árvores

ASCOM BOT
Publicado 11/03/2015 10:03:28

Através do plantio de árvores de forma planejada em ruas, praças e áreas verdes da sede e da orla de Camaçari foi criado o Programa de Arborização Urbana do Município.

A arborização melhora o clima e a qualidade do ar, promove o sombreamento, diminui o impacto das chuvas no solo, ajuda no controle de pragas e também embeleza a cidade.

O planejamento do programa leva em conta as características das espécies adequadas para cada ambiente, como o formato da copa, tipo de raiz, toxidade, existência ou não de espinhos e resistência ao ambiente. Ainda é estudada a distância que as árvores devem ter uma das outras e dos equipamentos públicos, com cuidado com curvas, garagens e placas de trânsito.

Está inserida no Programa de Arborização Urbana do Município a substituição gradativa das árvores que foram plantadas em locais inadequados.

Alguns dos problemas da falta de análise prévia é que as árvores podem possuir crescimento excessivo, atingindo a rede elétrica, o desenvolvimento das raízes, causando danos no pavimento e no sistema de esgotamento. As folhas grandes e/ou com muita queda ainda provocam entupimento dos esgotos.

PLANTIOS

De junho do ano passado até agora foram plantadas 800 árvores em áreas como no Horto Florestal de Camaçari, no Centro Administrativo e no trecho da obra de Urbanização Integrada na Bacia do Rio Camaçari que vai da rua do Telégrafo até a avenida Radial C. Foi contemplada ainda a localidade de Barra do Pojuca e algumas escolas da cidade.

Até setembro deste ano, a ação beneficia o Morro da Manteiga, novos trechos da obra do Rio Camaçari e a avenida Jorge Amado. É prioridade o plantio de espécies do bioma nativo, a mata atlântica. Dentre as árvores estão manacá da serra, quaresmeira, sibipiruna, oití, caliandra, sombreiro, pau-ferro, pata de vaca nativa, e ipê amarelo, rosa, branco e roxo. Em outros espaços, é indicado o plantio de espécies menores e de outro bioma, como a pitangueira, aroeira e murta do serrado.

O Programa de Arborização Urbana é realizado pela Prefeitura, através da Sedur (Secretaria do Desenvolvimento Urbano).

Foto: Marcelo Ferrão

Horto Florestal de Camaçari -

Mais Notícias

Prefeitura envia à Câmara PL que dá benefícios fiscais a projetos habitacionais

Prefeitura envia à Câmara PL que dá benefícios fiscais a projetos h...

Escuta especializada está suspensa em Camaçari

Escuta especializada está suspensa em Camaçari

Prefeitura continua entregando benefícios sociais

Prefeitura continua entregando benefícios sociais

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.