Programa Horta Escolar capacita merendeiras

ASCOM BOT
Publicado 18/07/2008 02:07:58

Começou nesta segunda-feira (21.07), na Cidade do Saber Professor Raymundo Pinheiro, o curso de capacitação para merendeiras. O treinamento faz parte do projeto do governo federal Educando com a Horta Escolar.

Em 2008, 14 municípios serão contemplados com o programa, sendo 12 da Bahia e dois do estado de Goiás. A iniciativa atende cinco escolas de cada município totalizando 70 centros educacionais. Em Camaçari, 30 merendeiras das escolas Virginia Reis Tude, Luis Pereira, Monteiro Lobato, Jardim Santo Antonio e Coqueiro de Arembepe estão sendo capacitadas.

Durante o curso as merendeiras terão noções de controle de higiene dos alimentos, microorganismos, contaminação de alimentos e a forma como se portar na cozinha, dentre outros ensinamentos. A carga horária do curso é de 32 horas/aulas, divididos em dois módulos.

O primeiro módulo acontece até terça-feira (22/07), com oito horas/aulas por dia. O curso inclui visita à dependência escolar para observar a estrutura de cozinha, forma de armazenamento de frutas e mantimentos, dentre outras atividades.

O segundo módulo está previsto para ocorrer na primeira quinzena de novembro, quando serão abordados novos assuntos para as merendeiras que participaram da primeira etapa. O conteúdo esta sendo elaborado pelos coordenadores do projeto.

Segundo a nutricionista e consultora regional do projeto Educando com a Horta Escolar, Lorena Chaves, “a importância da capacitação está na amplitude do programa, uma vez que abrange orientações sobre meio ambiente, horta, alimentação e nutrição”.

O principal objetivo do Educando com a Horta Escolar é promover a mudança alimentar da criança por meio do cultivo do alimento na própria escola. Para a merendeira, Maria da Conceição, 36 anos, a capacitação é extremamente importante. “Com esse treinamento, teremos mais conhecimento sobre a importância dos alimentos nas refeições e poderemos proporcionar uma alimentação mais saudável para os alunos”.

Foto: Agnaldo Silva

Curso ensina o valor da alimentação saudável -

Mais Notícias

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 25 de fevereiro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 25 de fevereiro de 2021

Sesp altera funcionamento do Centro Comercial e de atividades da pasta

Sesp altera funcionamento do Centro Comercial e de atividades da pasta

Setores da prefeitura tem atendimento ao público modificado

Setores da prefeitura tem atendimento ao público modificado

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.