Na manhã da sexta-feira (8/12), profissionais de saúde e educadores participaram de um encontro no auditório da Secretaria de Governo, promovido pelo Centro de Referência e Especialidades em Saúde (CRES), onde foi discutida a Prevenção Combinada do HIV: Estratégias e Desafios. O assunto foi abordado pelo médico infectologista Dr. Alessandro Farias. O encontro faz parte das atividades do Dezembro Vermelho, mês nacional de conscientização contra o HIV.
Para a coordenadora do CRES, Sheila Mello, a melhor forma de combater o HIV é através da informação. “É de fundamental importância que os agentes de saúde do município trabalhem de forma combinada, integrada e estratégica na prevenção do HIV. Se trata de uma doença silenciosa que atinge milhões de pessoas no mundo. E a melhor forma de combater é através da prevenção”.
Em sua palestra, o Dr. Alessandro alertou o público sobre a importância de incentivar o uso de preservativos. “Precisamos, nas UBS e USF, alertar as pessoas que o uso de preservativos é a forma mais segura de se prevenir contra o HIV. As pessoas ainda são muito resistentes aos preservativos. Mas, a maior porta de entrada para contaminação por HIV é o sexo não seguro”.
O secretário da Saúde, Elias Natan, ressaltou o empenho da secretaria na capacitação de seus servidores. “Esse ano foram muitas as capacitações, nas mais diferentes áreas de atuação da Sesau. Só através da capacitação continuada é que sempre estaremos atualizados para melhor servir nossa gente”.
O CRES é responsável pelo Programa Municipal de DSTs de Camaçari e tem como missão a atenção integral às pessoas com infecções sexualmente transmissíveis. Atualmente o CRES conta com equipe multidisciplinar para acompanhamento de 460 pacientes soro positivo para HIV. Além desses, outros 200 atendimentos de outras doenças sexualmente transmissíveis são realizados mensalmente.

Palestra do CRES -