Produtor rural é beneficiado com projetos da Seap

ASCOM BOT
Publicado 13/11/2008 05:11:16

Preocupada com os produtores rurais, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Agricultura e Pesca (Seap), dá continuidade às ações e implementa novos projetos para fortalecer e fomentar a atividade agrícola e a psicultura.

Estão em atuação alguns programas municipais e federais, a exemplo do Compra Direta Local, Hortas Educativas, Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar), além do cadastramento dos produtores de pescado, agricultores e apicultores.

O programa Compra Direta Local abre, até dezembro, 100 novos contratos para aquisição de gêneros alimentícios junto aos produtores locais, cadastrados no órgão. Os alimentos serão repassados para entidades beneficentes, creches e escolas. Os recursos são provenientes do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), em convênio com a Prefeitura.

Através da parceria com a Secretaria de Educação (Seduc), o programa Hortas Educativas continua atuante. A Seap disponibilizou dois técnicos para visitar os estabelecimentos de ensino e orientar os alunos, professores e funcionários na implantação das áreas de cultivo, desde a adubação, manejo, colheita, além da preparação da merenda escolar. A meta é atingir todas as escolas e levar conhecimento aos estudantes.

A Seap também fortalece as associações e cooperativas, para se tornarem independentes da Prefeitura, dando suporte técnico para a implantação da unidade de beneficiamento da produção de peixe, frango, mel, milho verde, batata, hortaliças e frutas locais. Hoje estão sendo atendidas mais de 50 associações.

PRONAF
Com relação ao Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar), a Seap está trabalhando junto aos produtores rurais com pendências, para a renegociação das dívidas através da assinatura da carta de adesão.

A iniciativa atende a decreto da Presidência da República. Desde janeiro de 2005, mais de duas mil famílias foram favorecidas pelo programa no Município.

BIODIESEL
De acordo com o secretário Domingos Barbosa, da Agricultura e Pesca, foi firmado, dentro do programa de Agricultura Familiar, um convênio de parceria com a Petrobrás para implantação da cultura do girassol, matéria-prima para produção do biodiesel.

No primeiro ano, foram cadastradas 132 famílias que cultivaram 110 hectares. A Petrobrás está doando sementes, dando assistência técnica e garantindo a compra de toda produção.

Foto: Agnaldo Silva

O projeto hortas educativas é um dos mais importantes -

Mais Notícias

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 1º de março de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 1º de março de 2021

Camaçari fecha 2020 com superávit de R$ 61 Milhões

Camaçari fecha 2020 com superávit de R$ 61 Milhões

Secult oferta atendimento para comunidades da costa e zona rural

Secult oferta atendimento para comunidades da costa e zona rural

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.