Prefeitura segue com oferta de testes rápidos para a população

ASCOM
Publicado 14/07/2020 02:07:35

Sob o conforto de toldos e cadeiras que garantiram o distanciamento mínimo de dois metros entre pessoas, como forma de evitar aglomeração e reduzir o risco de infecção ao novo coronavírus, a Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria da Saúde, deu continuidade as ações integradas de enfrentamento à Covid-19 nesta quarta-feira (14/7). Na sede, a atividade ocorreu no bairro Camaçari de Dentro e na costa em Vila de Abrantes e em Monte Gordo.

Durante a ação, está sendo realizado o teste rápido que diagnostica a doença, dentro de um período de até 15 minutos. Os resultados de cada localidade determinam uma amostragem do perfil epidemiológico de cada região, o que vai possibilitar adotar medidas de controle ainda mais eficazes.

Acompanhando a rede social oficial da prefeitura, Rosana Lisboa Magalhães, que é moradora do bairro Camaçari de Dentro, ficou informada sobre a atividade na localidade. “Acordei cedo e vim fazer o teste. Estava na expectativa do exame chegar aqui no bairro porque infelizmente meu esposo foi infectado, mas graças Deus saio com a tranquilidade de ter testado negativo para o coronavírus”, disse.

Presente e acompanhando a ação, a Diretora do Distrito de Vila de Abrantes, Aline Dantas, explicou que os testes rápidos aplicados foram do tipo IGG/IGM, adquiridos recentemente pela gestão municipal, e quais critérios estão sendo seguidos durante a testagem. “Os atendimentos priorizando pessoas acima de 60 anos, profissionais de saúde e de segurança, portadores de doenças crônicas sintomáticos, população economicamente ativa, de 15 a 59 anos, com sintomas, ou pessoas que tiveram contato com pacientes positivos”, explicou.

Morador de Vila de Abrantes, Diego Tosta, apresentou alguns sintomas da doença, aproveitou a oportunidade para fazer o exame e elogiou a ação. “Cheguei aqui e logo fui atendido, não encontrei problemas e também não houve aglomeração”, concluiu ao acrescentar que ficou “muito satisfeito”.

Além da aplicação de teste rápido, a iniciativa contou com o serviço de desinfecção, higienização e distribuição de máscaras, com o apoio das secretarias dos Serviços Públicos (Sesp) e da Superintendência de Trânsito e Transporte Público (STT).

As ações continuam sendo realizadas conforme programação abaixo:

Distrito Sanitário da Sede – Todas iniciam a partir das 9h

17/7- Gravatá – no entorno da unidade de saúde
21/7- Nova Aliança – no entorno da unidade de saúde
24/7- Renascer (Phoc) – no entorno da unidade de saúde
28/7- Nova Vitória – no entorno da unidade de saúde
31/7- Ponto Certo – no entorno da unidade de saúde

Distrito Sanitário de Abrantes – Todas iniciam a partir das 9h

16/7 – Catu de Abrantes- Local: Em frente à USF
21/7 – Arembepe – Local: Em frente à UBS

Distrito Sanitário de Monte Gordo – Todas iniciam a partir das 9h

16/7 – Barra do Jacuípe – Local: Em frente à escola Darcy Ribeiro
21/7 – Monte Gordo – Itaipu – Local: Em frente à Escola Municipal Prof.ª Marcelina Bispo da Silva

Mais Notícias

Vacinação para 1ª e 2ª dose será suspensa nesta quinta (24/6)

Vacinação para 1ª e 2ª dose será suspensa nesta quinta (24/6)

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 23 de junho de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 23 de junho de 2021

Defesa Civil e Bombeiros fiscalizam pontos de vendas de fogos de artifício

Defesa Civil e Bombeiros fiscalizam pontos de vendas de fogos de ar...

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.