Prefeitura recebe doação de ventiladores pulmonares do Senai Cimatec Park

ASCOM
Publicado 03/02/2021 02:02:05

O enfrentamento às complicações em decorrência da Covid-19 no município ganhou mais um suporte. É que a Prefeitura de Camaçari foi contemplada com dois ventiladores pulmonares doados pelo Senai Cimatec Park. Os equipamentos possuem as características e funções necessárias para tratamento de 95% dos casos críticos da doença, em que a intubação seja necessária. A cerimônia de entrega ocorreu nas instalações do complexo, localizado na Via Atlântica (BA-530), mais conhecida como Estrada da Cetrel, na manhã desta quarta-feira (3/2).

VIDA – como foi batizado – é o primeiro ventilador pulmonar desenvolvido pela Agência Aeroespacial dos Estados Unidos (NASA) a ser homologado no mundo. O aparelho passou por alterações para a nacionalização e adequações às normas brasileiras no Senai Cimatec e recebeu a liberação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para ser produzido e comercializado no Brasil. Cada um custa em torno de R$ 59 mil.

Na oportunidade, o prefeito Elinaldo Araújo agradeceu ao Senai Cimatec pela parceria com a prefeitura por tudo que vem fazendo pelo município ao longo da pandemia no que diz respeito ao combate ao novo coronavírus. “É com muita alegria que recebemos mais essa doação, que será um ganho para a saúde da nossa cidade e que vai, com certeza, ajudar no combate à doença e, sobretudo, a salvar vidas”, destacou.

O secretário da Saúde, Elias Natan, informou que o município já possui 21 respiradores distribuídos nas unidades de saúde do município a serviço da população. “Para nós, receber, por parte do Senai Cimatec, esses dois novos aparelhos é um privilégio e um orgulho. Eles vêm num momento muito oportuno, visto que estamos num momento de crescimento do número de casos da doença e será fundamental para o tratamento dos pacientes que estão nas UTIs (Unidade de Terapia Intensiva)”, salientou.

De acordo com diretor de Operações do Senai Cimatec Park, Luís Breda Mascarenhas, essa é mais uma ação da instituição que visa contribuir no combate e enfrentamento à doença em Camaçari. Ele citou o que já foi realizado até então: doação de álcool a 70%, entre glicerinado e líquido; de bolhas de contenção feitas em acrílico que visam diminuir a exposição dos profissionais que realizam o processo de intubação e extubação; além de máscaras do tipo “face shield for life” (protetor facial para a vida).

Na ocasião, Luiz Fernando Taboada, um dos líderes técnicos do Senai Cimatec, que trabalhou no projeto de alteração para a nacionalização e adequação dos respiradores, falou que o próximo passo é treinar os profissionais da saúde acerca do funcionamento dos ventiladores. “É importante frisar que a entrega dos equipamentos não termina aqui. Pois, por se tratar de um aparelho novo, precisamos realizar toda a parte de operação assistida e, para isso, colocaremos nossos profissionais para treinar a equipe de saúde e acompanhar os pacientes durante as intubações” salientou.

Ainda estiveram presentes na cerimônia o presidente da Câmara de Vereadores, Júnior Borges, a secretária do Turismo (Setur), Cristiane Bacelar, o vereador, Dílson Magalhães, e o superintendente Geral do Comitê de Fomento Industrial de Camaçari (Cofic), Mauro Guimarães Pereira.

Mais Notícias

Escuta especializada está suspensa em Camaçari

Escuta especializada está suspensa em Camaçari

Prefeitura continua entregando benefícios sociais

Prefeitura continua entregando benefícios sociais

Moradores do bloco 19 do conjunto Lucaia voltam a ocupar imóveis

Moradores do bloco 19 do conjunto Lucaia voltam a ocupar imóveis

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.