Com as aulas das redes municipal e particular suspensas desde o mês de março, como medida de prevenção ao novo coronavírus, em decorrência do estado de emergência sanitária decorrente da pandemia da Covid-19, a Prefeitura de Camaçari, por intermédio das secretarias da Educação (Seduc) e da Saúde (Sesau), se prepara para elaborar e homologar um protocolo sanitário que integrará as medidas de retorno às atividades.
Nesta perspectiva, ocorreu, na manhã desta quinta-feira (19/11), a primeira reunião do Comitê de Governança Intersetorial (CGI) instituído com a finalidade de operacionalizar as orientações do protocolo emitido pela Sesau para elaboração do planejamento para o retorno estratégico às aulas presenciais nas escolas do município.
O encontro, que ocorreu no auditório da Secretária de Governo (Segov), contou com a presença dos membros que compõem o CGI. Na oportunidade foi entregue aos participantes o material elaborado pelos técnicos da Sesau contendo as medidas a serem adotadas para segurança sanitária em ambientes escolares, entre elas estão: normas sociais em saúde; regras de limpeza e higienização dos ambientes; e orientação sobre a conduta diante de casos suspeitos e confirmados da Covid-19;
De acordo com o secretário da Saúde, Luiz Duplat, o ideal é que a retomada às aulas no município transcorra da mesma forma que ocorreu durante a reabertura parcial das atividades econômicas. Ou seja, de forma gradual e respeitando todos os protocolos sanitários e de segurança.
“É importante que a retomada das aulas presenciais seja de forma gradual e progressiva, avaliando criteriosamente os riscos e os níveis de transmissão local, para que o retorno das atividades de educação aconteça de forma segura e em observância ao momento epidemiológico municipal”, ratificou o titular da Sesau.
A secretária da Educação, Neurilene Martins destacou que o objetivo do encontro foi para, além de iniciar os trabalhos do CGI, dar destaque e analisar o documento elaborado pela Sesau. “A implementação do protocolo sanitário em ambientes escolares será o primeiro passo fundamental, é o pré-requisito para que, ao ser autorizado o retorno das atividades presenciais, cada unidade escolar esteja preparada de fato para garantir todo o ritual de segurança à comunidade escolar, composta por alunos, professores, profissionais da educação e os familiares”, ressaltou.
A titular da pasta informou ainda que, paralelo a isso as ações do Mais e Melhor Educação: em Casa seguem acontecendo. “Ainda não temos previsão de quando será o retorno das aulas no município. No entanto, o que estamos fazendo é nos preparando de forma segura para este momento”, salientou a gestora.
Além da secretária Neurilene Martins e do secretário Luiz Duplat, o CGI é composto por 11 membros. São eles:
Flávia Maria Carvalho Moura Souza – Representante da Secretaria do Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedes);
Marcos Paulo de Souza Sampaio – Representante da Secretária de Administração (Secad);
Thaylane Trindade Pinto – Representante do Ministério Público;
José Marcelo de Santana – Presidente do Conselho do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (FUNDEB);
Lenieverson Nascimento de Santana Santos – Presidente do Conselho Municipal de Educação;
Lícia Mattos Silva – Presidente do Conselho Municipal de Assistência Social;
Paulo Cesar Souza Costa – Representante do Conselho de Saúde;
Márcia Eulaine Lima Novaes – Presidente do Sindicato dos Professores e Professoras da Rede
Municipal de Ensino de Camaçari (SISPEC);
Silval da Silva Cerqueira – Presidente do Sindicato dos Servidores Públicos do Município de
Camaçari (SINDSEC);
Eliete Faustina dos Santos – Representante das Escolas Conveniadas de Camaçari;
Jamile Santos Tupinambá – Representante das Escolas Particulares de Camaçari.
Secretária da Educação, Neurilene Martins Secretário da Saúde, Luiz Duplat