Prefeitura realiza força tarefa para retirada de óleo nas praias de Camaçari

ASCOM
ASCOM
Publicado 11/10/2019 04:10:57

Começou nesta sexta-feira (11/10) uma força tarefa para retirada de óleo em todas as praias de Camaçari. A iniciativa realizada pela Prefeitura de Camaçari, através da Secretaria de Serviços Públicos (Sesp), conta com cerca de 50 pessoas, o que pode aumentar, a depender da demanda, e seguirá por tempo indeterminado.

As praias já passam por limpeza diária e foi organizada uma operação para que as manchas de óleo que atingem o nordeste do país fossem retiradas desde o início para amenizar o máximo possível os impactos. Com isso, foi ampliado significativamente o número de servidores para atuar emergencialmente no local.

A equipe de limpeza está trabalhando uniformizada com todos os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) adequados para esse tipo de caso, com botas, luvas e máscaras, além de carros de mão, vassouras metálicas, pás e peneiras. Ainda são utilizados maquinários para a remoção das manchas, como tratores.

O secretário de Serviços Públicos, Armando Mansur, calcula que podem ser retiradas aproximadamente 10 toneladas de borras das praias do município. Ele explica como o material está sendo tratado. “Estamos acondicionando em sacos de PVC, de 200 litros, que por sua vez serão armazenadas em caixas metálicas, as chamadas brook’s com 5m³ cada, que são apropriadas para resíduos dessa natureza”.

O titular da pasta ainda ressalta que esse armazenamento é temporário. “Iniciei as negociações com a Cetrel para receber e guardar o material até que o Governo Federal, através do Ibama, determine a destinação final. Porém, a Cetrel enviou técnicos para analisar o poder calorífero e o cloro das borras, e já conseguimos a autorização para o envio desses produtos a unidade, mediante a algumas condicionante, as quais já estamos providenciando”.

Slideshow | 4 fotos

Prefeitura realiza força tarefa para retirada de óleo nas praias de Camaçari

Mais Notícias

Prefeitura dá início à Operação

Prefeitura dá início à Operação "Ordo et Pax"

II Fórum de Turismo de Camaçari reúne grandes nomes do trade turístico nesta quinta (21)

II Fórum de Turismo de Camaçari reúne grandes nomes do trade turíst...

Novembro da Diversidade começa nesta terça (19)

Novembro da Diversidade começa nesta terça (19)

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.