Prefeitura realiza ação de conscientização sobre segurança na costa

ASCOM
Publicado 13/02/2021 05:02:07

Preocupada em garantir a segurança da população, a Prefeitura de Camaçari tem realizado inúmeras ações educativas e de fiscalização tanto na sede quanto na costa do município. Neste sábado (13/2), as praias de Jauá, Arembepe (inclusive o Emissário), Barra do Jacuípe, Guarajuba e Itacimirim receberam uma grande ação do governo para orientar a população e ambulantes, sobretudo, sobre a comercialização de alguns trabalhadores informais que alugam colchões infláveis para banhistas nas praias, o que tem interferido na ação dos salva-vidas que atuam no litoral, uma vez que dificultam a visibilidade e atrapalham a operação dos profissionais em casos de afogamento.

O coordenador da Defesa Civil, Ivanaldo Soares, explica que ações como essas têm sido recorrentes. “Estamos conversando com ambulantes e barraqueiros para que eles possam se organizar de forma que não interfiram no trabalho dos salva-vidas que estão perdendo a visão do mar”, disse ao acrescentar, que outra situação a qual o órgão se mantém atento é sobre o uso indevido de colchões infláveis como boias. “Nós detectamos e estamos focados nisso há algum tempo, que são os aluguéis de colchões infláveis, as pessoas alugam sem se preocupar, não há nenhum critério e segurança, muitas pessoas em cima de um único colchão e sem ao menos estarem usando um colete salva-vidas, o que as colocam em risco”, pontuou.

O coordenador Ivanaldo explicou ainda, que a ação é educativa e que os profissionais autônomos serão convidados a visitarem a sede da Defesa Civil para assistirem a uma palestra sobre segurança, de forma a conscientizá-los sobre importância de empreender sem colocar os cidadãos em risco, visto que o foco da medida é salvaguardar a vida dos banhistas que frequentam a costa de Camaçari.

Namuciés de Souza, gestor da Diretoria de Ordem Pública, setor vinculado à Secretaria dos Serviços Públicos (Sesp), mesma pasta responsável pela Defesa Civil, explica “que essa é mais do que uma ação da secretaria, é uma ação de governo, que envolve diversas pastas e órgão públicos, com o objetivo de ordenar e proporcionar mais segurança para os moradores, visitantes e veranistas que frequentam nosso litoral. Por isso estamos visitando cada uma das praias”.

Bruno Chagas, comerciante há cerca de 20 anos em Jauá, elogiou a ação e disse apoiar que iniciativas de fiscalização e orientação sejam constantes na região. “Fiquei satisfeito em ver que os profissionais fizeram uma abordagem tranquila e orientaram aos banhistas sobre medidas de segurança, inclusive sobre o uso dos caiaques”, afirmou.

A ação reuniu cerca de 20 profissionais, entre servidores da Sesp, da Secretaria do Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Sedur), através da Superintendência de Ordenamento e Fiscalização (Suofis), agentes da Superintendência de Trânsito e Transporte Público (STT) e também contou com apoio da Polícia Militar

Recentemente a administração municipal tem empreendido diversos projetos chamando a atenção da população sobre a importância de respeitar a legislação e as medidas sanitárias de enfrentamento ao coronavírus, a exemplo do projeto-piloto Meu Condomínio Meu Sossego, empreendido pela STT, e as ações para garantia da ordem e sossego em bairros da sede e da orla da cidade, realizadas pela Suofis, a exemplo da ação de fiscalização, realizada na noite da última sexta-feira (12/2), no bairro do Inocoop, que combate entre tantas irregularidades, a poluição sonora e o descumprimento das normas de funcionamento dos estabelecimentos durante a pandemia da Covid-19.

Mais Notícias

Vacinação contra Covid-19 avança para idosos de 79 anos acima neste domingo (7/3)

Vacinação contra Covid-19 avança para idosos de 79 anos acima neste...

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 6 de março de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 6 de março de 2021

Com participação de Elinaldo em reunião, governador decide ampliar medidas restritivas em toda RMS

Com participação de Elinaldo em reunião, governador decide ampliar ...

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.