Prefeitura promove Seminário sobre Saúde da População Negra

ASCOM
Publicado 13/11/2018 03:11:59

Em continuidade às atividades do Novembro Negro, a Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedes), através da Coordenadoria de Igualdade de Direitos e Combate à Discriminação, promoveu nesta terça-feira (13/11) um seminário com o tema “Um olhar especial sobre a Saúde da População Negra: passado, presente e futuro”. Essa é a segunda atividade do cronograma para este mês.

Na mesa solene, estiveram presentes a secretária de Desenvolvimento Social e Cidadania, Ilay Ellery; a doutora em Saúde Pública pela USP (Universidade de São Paulo), Maria Inês Barbosa; o dentista e assessor do Ministério da Saúde em assuntos relacionados à Anemia Falciforme, Tiago Novais; o psicólogo do Centro Oncológico de Camaçari, Augusto Malaquias; a socióloga do Departamento de Média e Alta Complexidade da Secretaria de Saúde (Sesau), Alba Borges; e o gestor da Unifal (Unidade de Apoio às Pessoas com Doença Falciforme), Ademário Ribeiro.

Durante todo o evento, foram abordados temas inerentes à saúde da população negra, como por exemplo as doenças que acometem mais essa parte da população. Como é o caso da anemia falciforme, diabetes tipo II, hipertensão arterial, glaucoma e miomas. E ainda reflexões sobre diferenças históricas estabelecidas entre brancos e negros.

“A pauta principal hoje é sobre a saúde associada à comunidade negra e sabemos que negros somos todos nós, porque nas nossas raízes temos todas as raças misturadas. No entanto, nós precisamos estar em alerta, porque existem certos tipos de doença que acometem mais a população negra e as políticas precisam dialogar nesse sentido de esclarecer”, destacou a secretária de Desenvolvimento Social e Cidadania, Ilay Ellery.

“O passado eu não posso mudar, o passado é uma fonte de lição para que não seja reproduzido. É importante vocês saberem que raça é uma construção social, não biológica. Isso foi inventado historicamente para dizer que existem raças distintas, a fim de estabelecer que uns eram melhores que os outros, e isso com um cunho econômico”, refletiu a doutora em Saúde Pública, Maria Inês Barbosa, detentora da primeira tese de doutorado do país sobre racismo e saúde.

No que tange a saúde do negro, o assessor do Ministério da Saúde em assuntos relacionados à Anemia Falciforme, Tiago Novais, concluiu com um estudo sobre as diferenças entre negros e brancos, no mercado de trabalho, acesso à educação, à saúde, dentre outros. “A gente não pode falar de saúde sem olhar o histórico da gente. Foram estabelecidas condições precárias, socioeconômicas, à população e isso precisa ser refletido. Temos um prejuízo educacional e de inserção no mercado de trabalho. Existem locais que negros não são permitidos em cargos de chefia, por exemplo”, enfatizou.

Na plateia, estavam os estudantes da Escola Municipal Maria Quitéria. E o seminário contou ainda com a apresentação de música e poesia feita por Acoaionara Maria dos Santos e uma palestra sobre câncer de próstata.

Ao todo, oito eventos foram programados para celebrar o Novembro Negro em Camaçari e mais seis ainda serão realizados ao longo do mês. Confira:

19.11 – Seminário: “A importância do dia 20.11 para valorização do povo negro” – Câmara de Vereadores, das 9h às 12h;

21.11 – Roda de Conversa Inter-Religiosa, discutindo e debatendo intolerância religiosa – Teatro Alberto Martins – 9h;

22.11 – Valorização e Autoestima da Mulher Negra – CRAS do Caminho do Mar – 9h;

  1. 11 – Sarau na Orla – Praça das Amendoeiras em Arembepe – a partir das 13h;

26.11 – Valorização, autoestima e construção da identidade negra – CRAS Phoc III – 9h;

27.11 – Valorização, autoestima e construção da identidade negra – CRAS Vila de Abrantes – 14h às 17h.

Slideshow | 3 fotos

Prefeitura promove Seminário sobre Saúde da População Negra

Mais Notícias

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 24 de fevereiro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 24 de fevereiro de 2021

Prefeito se reúne com donos de escolas particulares

Prefeito se reúne com donos de escolas particulares

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.