Prefeitura promove palestra sobre tema

ASCOM BOT
Publicado 30/10/2017 03:10:41

O Teatro Alberto Martins esteve repleto de pessoas na manhã desta segunda-feira (30/10), oportunidade em que todas as atenções estavam voltadas para a palestra “Prevenção e Enfrentamento à Violência Contra a Mulher”, proferida pela major da Polícia Militar da Bahia, Denice Santiago, criadora e comandante da Ronda Maria da Penha (RMP).

Promovida pela Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedes), a iniciativa marca a comemoração pelo Dia Nacional de Luta contra Violência à Mulher, celebrado no último dia 10. Representando o prefeito Antonio Elinaldo, o ouvidor Municipal, Oswaldo Marcolino, destacou que, dentre outras ações, o município conta com o trabalho desenvolvido pelo Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CRAM) Yolanda Pires.

Em seu pronunciamento, o ouvidor Municipal ressaltou que o CRAM Yolanda Pires é um espaço essencial à prevenção e combate a todo tipo de violência contra a mulher e tem realizado, ainda, um excelente trabalho no que diz respeito ao fortalecimento das políticas públicas que garantem os direitos de defesa às mulheres. “As ações da unidade contam com total apoio da gestão do prefeito Antonio Elinaldo”, concluiu.

De acordo com a secretária do Desenvolvimento Social e Cidadania, Simara Ellery, é muito importante para o município implantar a RMP, que, atualmente, protege centenas de mulheres. “A nossa intenção é trazer, o quanto antes, essa ferramenta para reforçar e agregar os cuidados integrados realizados no combate à violência contra as mulheres já existentes em Camaçari. Estamos trabalhando para isso”, ressaltou a titular da pasta.

Durante a palestra, a major Denice Santiago deu ênfase às situações de violência vividas por mulheres, bem como a importância e as formas de combatê-las. “Precisamos trabalhar para criar uma nova cultura, com uma nova realidade que estabeleça a igualdade de tratamento e de poder entre homens e mulheres, igualdade essa que requer também a adoção de políticas públicas eficazes à transformação social", explicou a comandante da RPM.

Na oportunidade, a Coordenadora de Atendimento à Mulher em Situação de Risco do CRAM Yolanda Pires, Bela Batista, apresentou um balanço das ações realizadas pelo centro nos primeiros nove meses de gestão com dados, contendo números de mulheres atendidas, perfil, tipos de violências sofridas, entre outros. “Trabalhamos para promover o enfrentamento à violência contra a mulher no município. No entanto, isso só é possível graças à gestão comprometida realizada pela Prefeitura de Camaçari no sentido de criar políticas de proteção às mulheres”, salientou.

A palestra contou com a presença do presidente da Câmara de Vereadores, Oziel Araújo, da delegada titular da Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (DEAM), Florisbela da Rocha, e do comandante do 12º Batalhão de Polícia Militar, o tenente-coronel Henrique Melo. A iniciativa ainda foi prestigiada por alunos e alunas do Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) de Camaçari.

RONDA MARIA DA PENHA

Criada em março de 2015, a Operação Ronda Maria da Penha é um serviço realizado por um batalhão especial de policiais militares, que fazem o monitoramento dos trajetos realizados diariamente pelas mulheres que sofreram violência e estão sob medida protetiva. Caso seja identificado risco, viaturas mais próximas do local serão acionadas e prestarão atendimento.

Em pouco mais de dois anos de criação, a RMP já realizou cerca de 5.000 atendimentos e visitas, além de atender atualmente mais de 1.500 mulheres vítimas de violência em todo estado, já prendeu mais de 80 agressores e fiscalizou mais de 6.000 medidas protetivas.  A ação está na capital e em mais sete municípios baianos, levando também atividades de prevenção.

Comandada pela “Salvadora de Marias” – apelido que ganhou de uma das mulheres protegidas por ela e pela RMP – a major Denice Santiago, conquistou recentemente o Prêmio Claudia, na categoria Políticas Públicas, pelas ações desenvolvidas desde a criação da unidade especializada da PM que protege mulheres vítimas de violência no estado da Bahia.

Slideshow | 2 fotos

Prefeitura promove palestra sobre tema

Mais Notícias

Governo se reúne com vereadores e segmento empresarial

Governo se reúne com vereadores e segmento empresarial

Agenda Cultural tem programação diversificada no fim de semana

Agenda Cultural tem programação diversificada no fim de semana

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 5 de março de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 5 de março de 2021

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.