Prefeitura promove atividade de promoção à saúde mental em Jauá

ASCOM
ASCOM
Publicado 04/01/2019 01:01:28

A Secretaria de Saúde de Camaçari promoverá, na próxima terça-feira (8/1), na Praia de Jauá, a partir das 8h30, em frente ao Condomínio Paris de Jauá, a abertura das atividades do Janeiro Branco, que tem o objetivo de promover o autocuidado e do manejo do estresse para saúde mental, por meio do Mindfulness.

O público-alvo dessa primeira atividade são os trabalhadores de saúde do Núcleo de Atenção à Saúde da Família, Atenção Básica, Distrito Sanitário de Abrantes e Centro de Apoio Psicossocial.

A campanha Janeiro Branco é dedicada a colocar os temas da Saúde Mental em máxima evidência no mundo, em nome da prevenção ao adoecimento emocional da humanidade. E, para isto, busca sensibilizar as mídias, as instituições sociais, públicas e privadas, e os poderes constituídos, públicos e privados, em relação à importância de projetos estratégicos e políticas públicas relacionadas à saúde mental.

Para o secretário de Saúde, Elias Natan, a saúde mental é um dos principais fatores que desencadeiam outros problemas patológicos. “Mente sã, corpo são. Esse ditado é uma grande realidade. Dados da Organização Mundial de Saúde revelam que transtornos de ansiedade, depressão e estresse são os maiores desencadeadores de doenças na atualidade. Por isso a grande importância do Janeiro Branco”.

Estudos revelam que, atualmente, os indivíduos se acostumaram com níveis de estresse e com isso demoram ou não procuram ajuda médica ou psicológica, favorecendo assim o surgimento ou agravamento de vários problemas de saúde como hipertensão, diabetes, insônia, enxaqueca, asma, doenças de pele e tantos outros.

O Janeiro Branco, por meio da Oficina Mindfulness, é uma oportunidade das pessoas terem um momento de lembrar em focar no autocuidado, para que assim possa favorecer na sua saúde mental.

A Oficina de Mindfulness durará cerca de uma hora e meia e será realizada pelo psicólogo Eli Samuel de Santana Nascimento, terapeuta cognitivo comportamental pelo Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo (USP) e especialista em Mindfulness pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

Mais Notícias

Até 2020: Camaforró encerra palco principal relembrando estilos clássicos

Até 2020: Camaforró encerra palco principal relembrando estilos clá...

Ambulantes e barraqueiros comemoram lucro no Camaforró 2019

Ambulantes e barraqueiros comemoram lucro no Camaforró 2019

Segunda noite do Camaforró é sucesso

Segunda noite do Camaforró é sucesso

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.