Prefeitura investe em melhorias no sistema de Iluminação Pública

ASCOM
Publicado 02/07/2020 06:07:55

Para que a cidade continue mais iluminada, aconchegante e segura, a Prefeitura de Camaçari, por intermédio da Secretaria dos Serviços Públicos (Sesp) vem desenvolvendo diversos investimentos e melhorias em toda a extensão territorial da cidade. O reflexo disto se dá com as ações executadas pela Coordenação de Iluminação Pública (CIP), que desde 2017, até o presente momento, realizou mais de 59 mil manutenções relacionadas ao sistema de iluminação pública na sede e costa do município.

Neste contexto, as principais tarefas desenvolvidas pelas equipes ao longo dos anos em diversas localidades são: extensão de rede; instalações de gambiarras, postes, lâmpadas, braços, refletores, pontos de energia e geradores; substituição e ampliação da potência das lâmpadas.

De acordo com a Sesp, entre os anos de 2018 e 2019 foram implantados na cidade 514 novos braços,entre curtos, médios e longos. No quesito troca de lâmpadas, as que eram de vapor de sódio, que emite luz amarela, foram substituídas pela de vapor metálico, que possuem luz branca, ou por luminárias em Led, proporcionando ambientes mais claros e seguros para população.

A CIP continua exercendo um papel fundamental dentro da gestão, com a atuação em projetos como o Costa Verão (através do Núcleo de Ordenamento Urbano), Feira do Pôr do Sol, Festival de Arembepe e Camaforró. Além da participação na Prefeitura Itinerante e no preparo da iluminação Natal de Luz, que vem encantando e atraindo público de todas as idades para as praças, ruas e avenidas do centro da cidade.

Recebendo um tom de modernidade, a Avenida Jorge Amado também passou por intervenções. Inicialmente foram retirados 21 postes e instalados 22 novos. Além deste quantitativo, a via ganhou lâmpadas mais econômicas, subdivididas em dois trechos, sendo o primeiro da Avenida do Contorno até a rede Assaí Atacadista, com 65 postes; e segundo, do Assaí até o início do Viaduto do Trabalhador que cruza a BA-535 (Via Parafuso), com 60 postes, totalizando 125 equipamentos de iluminação em Led.

Para facilitar a solicitação de substituição de lâmpadas queimadas e informar quando os postes estão com a iluminação oscilando (piscando), a Sesp disponibiliza para o cidadão o Disk Iluminação, através do número 0800-284-0064, que funciona de segunda a sexta-feira, das 14h às 22h. Outro canal de atendimento, implantado em novembro de 2019, se dá por meio do WhatsApp, através do telefone (71) 98156-0844, que está disponível de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h.

Para abrir uma solicitação, o morador deve informar o nome, contato, endereço completo da localidade, número da luminária que fica localizado em uma etiqueta preta de fundo amarelo fixada no braço de iluminação, com a letra “S” e uma sequência de cinco números. No caso de impossibilidade de leitura, poderá ser informada a identificação do poste, que inicia com as letras X, B ou N e mais seis números. Para solução do problema, a CIP dá o prazo de 48 horas para realizar a manutenção.

Mesmo com a pandemia do novo coronavírus e o quadro de colaboradores reduzido, os serviços de manutenção seguem por toda cidade a fim de garantir o bem-estar da população.

Mais Notícias

Vacinação para 1ª e 2ª dose será suspensa nesta quinta (24/6)

Vacinação para 1ª e 2ª dose será suspensa nesta quinta (24/6)

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 23 de junho de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 23 de junho de 2021

Defesa Civil e Bombeiros fiscalizam pontos de vendas de fogos de artifício

Defesa Civil e Bombeiros fiscalizam pontos de vendas de fogos de ar...

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.