Prefeitura faz nova compra através do PAA

ASCOM
Publicado 01/12/2020 03:12:25

As dez toneladas de alimentos, adquiridas com o novo recurso liberado pelo Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) do Governo Federal, foram armazenadas na manhã desta terça-feira (1º/12), no Banco de Alimentos. Os itens, comprados de produtores da agricultura familiar do município, fazem parte da primeira compra, dessa nova etapa, realizada pela Prefeitura de Camaçari, por intermédio da Secretária do Desenvolvimento da Agricultura e Pesca (Sedap). A distribuição dos itens alimentícios, destinado às entidades beneficentes locais, ocorre a partir desta quarta-feira (2/12).

O titular da pasta, Denilson Queiroz dos Santos, estava presente na oportunidade e falou sobre o valor total da verba liberada, que é de R$ 1.040 milhão. “Comparado ao último recurso adquirido, tivemos um aporte de R$ 240 mil a mais. Isso é fruto do trabalho de comprovação da boa gestão do programa no município, e da demonstração correta da utilização de 99% do recurso, sem haver desperdício”, destacou.

Na região Nordeste, apenas Camaçari e outras duas cidades do estado do Maranhão conseguiram a verba nesse valor, que leva em consideração a distribuição para as instituições atendidas e o número de produtores que comercializam dentro do programa, além da perda mínima de alimentos.

Os itens foram obtidos de 14 produtores rurais do município, devidamente cadastrados. Os demais agricultores serão convocados posteriormente, em datas divulgadas pela Sedap. Nesta primeira compra, foram adquiridos 24 itens, entre frutas, verduras, legumes e hortaliças, que beneficiarão cinco instituições socioassistenciais, além do Banco de Alimentos.

Os produtores rurais estavam felizes, satisfeitos e cheios de esperança, uma vez que, com a pandemia o escoamento das mercadorias ficou bastante prejudicado. Foi o que relatou a agricultora Edite Rosa de Jesus, 65 anos, moradora do Assentamento Pau Brasil, em Coqueiros de Arembepe. Segundo ela, que já é cadastrada há bastante tempo nos programas geridos pela Sedap, “essa compra foi muito oportuna e veio em excelente hora”.

O mesmo sentimento de contentamento e gratidão tomou conta do produtor José de Jesus Vieira, 44 anos. Ele falou da importância das políticas públicas desenvolvidas pela prefeitura que vêm beneficiando de forma significativa a agricultura familiar no município. “Essas ações têm sido a prova de que a produção rural em Camaçari é forte, só bastava uma boa gestão para colocar para funcionar plenamente”, ressaltou.

Ao todo, 61 tipos de alimentos constam na lista de produtos que serão comprados por meio do PAA. São 32 entidades que atualmente estão cadastradas no programa, entre elas organizações sociais creches e abrigos. Com isso, mais de 10 mil pessoas são beneficiadas no município.

Mais Notícias

Governo se reúne com vereadores e segmento empresarial

Governo se reúne com vereadores e segmento empresarial

Agenda Cultural tem programação diversificada no fim de semana

Agenda Cultural tem programação diversificada no fim de semana

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 5 de março de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 5 de março de 2021

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.