Prefeitura dá início à 6ª etapa de entrega do Vale Merenda

ASCOM
Publicado 24/09/2020 04:09:44

A secretária da Educação, Neurilene Martins, participou, na manhã desta quinta-feira (24/9), do início da entrega da 6ª etapa do Vale Merenda, na Escola Fazenda Cajazeiras, que está dividida em três fases. Nesta quinta (24/9) e sexta-feira (25/9) 37 unidades, da sede, orla e zona rural do município estão entre as escolas que farão a entrega do benefício, que segundo um cronograma de distribuição beneficiará outras instituições de ensino da rede municipal até o dia 2 de outubro. Na oportunidade, além de receber o auxilio, os pais e/ ou responsáveis pelos alunos pegaram o kit com as atividades pedagógicas do período, e entregaram as tarefas respondidas anteriormente.

Com objetivo de estimular a dedicação dos pais e/ou responsáveis no acompanhamento das tarefas remotas e, sobretudo, motivar ainda mais os alunos, a gestão da escola bolou uma estratégia baseada no acompanhamento familiar para instigar ainda mais a participação deles e criou o quadro “Família Destaque”, que irá ressaltar os que tiverem maior e melhor desempenho e participação em cada período. Além de terem os nomes exibidos num mural da escola, serão agraciados com medalhas e brindes.

De acordo com Nilcélia Miranda dos Santos, gestora da escola, esta é uma das formas encontradas para entusiasmar e elevar a autoestima de todos os envolvidos no processo. “Sabemos que estamos passando por um momento complicado e delicado e, já que vamos passar por isso juntos, que seja de forma lúdica, saudável e leve para todo mundo”, destacou.

Ainda segundo a gestora da unidade, a ideia é, ao final, premiar os pais e/ou responsáveis que mais se destacaram. “Sabemos do esforço que eles, juntamente conosco, estão fazendo para manter os filhos nessa rotina diária de ausência de aulas e estudo à distância. Mesmo com todas as dificuldades eles estão de parabéns pelo empenho e estamos aqui para comemorar”, reforçou. 

Situada na localidade de Cajazeiras de Abrantes, no distrito de Vila de Abrantes, a escola atende 132 estudantes, distribuídos em nove turmas, do 1º ao 5º ano, nos turnos matutino e vespertino. A unidade foi escolhida pela secretária por, entre outros avanços, ter tido o maior Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de Camaçari nos três primeiros trimestres de 2019, atingindo a nota 6,1. A média da Rede Municipal de Ensino de Camaçari, para os anos in iniciais, é de 5,1.

Para a secretária Neurilene Martins, a Escola Fazenda Cajazeiras está de parabéns pelos resultados e avanços alcançados. “O trabalho desenvolvido aqui serve de inspiração para a toda rede de ensino”, ressaltou. Na ocasião, ela aproveitou pra bater um papo com os familiares presentes. Ouviu reclamações, sugestões e tirou duvidas sobre questões referentes à suspensão das aulas, da pandemia, do retorno às atividades e tudo o mais que abrange a questão escolar no município.

Ainda conforme Neurilene, do início da pandemia até agora, os desafios foram inúmeros, no entanto, a Secretaria da Educação (Seduc) segue cumprindo a determinação da Prefeitura de Camaçari, que é de garantir a qualidade nutricional para os alunos, manter as rotinas escolares e não desassistir os pais e a comunidade escolar.

Na dinâmica do acompanhamento familiar desenvolvido pela escola, as donas de casa Tatiane da Silva Conceição, 35 anos, e Elaine Pereira Gonzaga, 30 anos, além de seus respectivos filhos, tiveram os nomes incluídos no quadro “Família Destaque”. Elas estavam felizes pela valorização e reconhecimento e se comprometeram a fazer de tudo para manter a educação dos meninos.

O auxílio consiste na concessão do valor mensal de R$ 45, destinado exclusivamente para a compra de mercadoria do gênero alimentício. Para receber o benefício, assim como nas demais etapas, pais ou responsáveis precisam ir até a unidade de ensino que o estudante está matriculado e apresentar o documento de identificação.

A iniciativa faz parte do “Projeto Mais e Melhor Educação: em Casa”, uma das principais medidas de enfrentamento à Covid-19 instituídas pela administração municipal desde o início da pandemia.

Mais Notícias

STT realiza modificações no trânsito por conta de obra do Viaduto do Trabalhador

STT realiza modificações no trânsito por conta de obra do Viaduto d...

Secretarias de Habitação e Turismo alinham estratégias para futuras ações

Secretarias de Habitação e Turismo alinham estratégias para futuras...

Sedap e UFRB debatem ajustes para celebração de cooperação técnica

Sedap e UFRB debatem ajustes para celebração de cooperação técnica

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.