Prefeitura apresenta diagnóstico de combate ao trabalho infantil em Camaçari

ASCOM
ASCOM
Publicado 11/10/2019 02:10:01

No mês em que é comemorado o dia das crianças, a Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedes), apresentou o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI). O evento, que ocorreu na manhã desta sexta-feira (11/10), no auditório da Secretaria de Governo (Segov), teve como objetivo sensibilizar e motivar uma reflexão sobre as consequências do trabalho infantil, além de divulgar para toda a rede de parceiros o panorama do trabalho infantil no município.

Na ocasião, o cientista social e político, professor de Ciências Políticas na Universidade Católica em Minas Gerais, Dimas de Souza, palestrou sobre a temática, e em tempo apresentou resultados do diagnóstico com estatísticas e quantitativos de trabalho infantil que ocorre tanto na sede quanto na Costa, apontando ainda ações estratégicas a serem adotadas pelo município.

De acordo com a secretária de Desenvolvimento Social e Cidadania, Andréa Montenegro, a pasta já realiza ações e programas como “Sedes Mais Perto da Escola”, na localidade de Coqueiros de Monte Gordo, e a Capacitação da Rede Hoteleira, juntamente com a Secretaria de Turismo (Setur), a fim de minimizar e solucionar casos já detectados. “Neste momento em que damos um colorido mais feliz para nossa cidade e nossas crianças, com o evento do Dia das Crianças, aproveitamos para apresentar o diagnóstico do trabalho infantil. A questão é complexa, mas nós já começamos a pontuar com programas sociais para que possamos combater essa realidade, no intuito de que as crianças permaneçam nas escolas e tenham uma melhoria em suas condições de subsistência, resgatando sua dignidade e infância”, disse.

O trabalho infantil é uma violação de direito e como forma de combate, atualmente, o município dispõe de três técnicas responsáveis por articular políticas públicas, capazes de monitorar equipamentos e executar ações estratégicas. Partindo daí, a Sedes alinha ações com estas profissionais que atuam na média complexidade, equipes de proteção básica e equipes dos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS).

Para Dalci Castro, gerente da média complexidade da Sedes, embora a sociedade encare essa violação com naturalidade, existem danos que são causados em virtude do trabalho infantil. “As crianças que são submetidas ao trabalho infantil ficam a mercê do tráfico de drogas e da exploração sexual, que são as piores formas de exploração infantil, e essa entrada precoce no submundo das drogas prejudica não só o desenvolvimento integral, mais também o social, o psicológico e o educacional”, pontuou.

Tatiane Bomfim, colaboradora da Coordenação de Proteção Social Especial (CREAS), que trabalha diretamente com famílias e indivíduos vítima de violência e abuso sexual, disse que o encontro é uma oportunidade de grande aprendizado. “Nós precisamos conhecer a fundo a realidade uma vez que atendemos a esse público. É preciso nos unir e dar as mãos para sermos multiplicadores, a fim de fortalecer essas ações e atender principalmente o público da Orla que mais sofre com o trabalho infantil”, concluiu, acrescentando que o PETI faz parte da política nacional de assistência social ao qual está engajado no setor de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (PAEFI), em que faz parte.

Durante o evento, o palestrante disponibilizou 15 CDs e cinco livros com conteúdos completos que podem ser aproveitados e utilizados na cidade. A Prefeitura informa que denúncias de exploração infantil podem ser feitas através do Ministério Público, Conselho Tutelar, Cras mais próximo e Ouvidoria da Sedes (WhatsApp – 9.8148-8983).

Slideshow | 5 fotos

Prefeitura apresenta diagnóstico de combate ao trabalho infantil em Camaçari

 

Mais Notícias

Prefeitura dá início à Operação

Prefeitura dá início à Operação "Ordo et Pax"

II Fórum de Turismo de Camaçari reúne grandes nomes do trade turístico nesta quinta (21)

II Fórum de Turismo de Camaçari reúne grandes nomes do trade turíst...

Novembro da Diversidade começa nesta terça (19)

Novembro da Diversidade começa nesta terça (19)

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.