Prefeitura apresenta diagnóstico de combate ao trabalho infantil em Camaçari

ASCOM
Publicado 11/10/2019 02:10:01

No mês em que é comemorado o dia das crianças, a Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedes), apresentou o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI). O evento, que ocorreu na manhã desta sexta-feira (11/10), no auditório da Secretaria de Governo (Segov), teve como objetivo sensibilizar e motivar uma reflexão sobre as consequências do trabalho infantil, além de divulgar para toda a rede de parceiros o panorama do trabalho infantil no município.

Na ocasião, o cientista social e político, professor de Ciências Políticas na Universidade Católica em Minas Gerais, Dimas de Souza, palestrou sobre a temática, e em tempo apresentou resultados do diagnóstico com estatísticas e quantitativos de trabalho infantil que ocorre tanto na sede quanto na Costa, apontando ainda ações estratégicas a serem adotadas pelo município.

De acordo com a secretária de Desenvolvimento Social e Cidadania, Andréa Montenegro, a pasta já realiza ações e programas como “Sedes Mais Perto da Escola”, na localidade de Coqueiros de Monte Gordo, e a Capacitação da Rede Hoteleira, juntamente com a Secretaria de Turismo (Setur), a fim de minimizar e solucionar casos já detectados. “Neste momento em que damos um colorido mais feliz para nossa cidade e nossas crianças, com o evento do Dia das Crianças, aproveitamos para apresentar o diagnóstico do trabalho infantil. A questão é complexa, mas nós já começamos a pontuar com programas sociais para que possamos combater essa realidade, no intuito de que as crianças permaneçam nas escolas e tenham uma melhoria em suas condições de subsistência, resgatando sua dignidade e infância”, disse.

O trabalho infantil é uma violação de direito e como forma de combate, atualmente, o município dispõe de três técnicas responsáveis por articular políticas públicas, capazes de monitorar equipamentos e executar ações estratégicas. Partindo daí, a Sedes alinha ações com estas profissionais que atuam na média complexidade, equipes de proteção básica e equipes dos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS).

Para Dalci Castro, gerente da média complexidade da Sedes, embora a sociedade encare essa violação com naturalidade, existem danos que são causados em virtude do trabalho infantil. “As crianças que são submetidas ao trabalho infantil ficam a mercê do tráfico de drogas e da exploração sexual, que são as piores formas de exploração infantil, e essa entrada precoce no submundo das drogas prejudica não só o desenvolvimento integral, mais também o social, o psicológico e o educacional”, pontuou.

Tatiane Bomfim, colaboradora da Coordenação de Proteção Social Especial (CREAS), que trabalha diretamente com famílias e indivíduos vítima de violência e abuso sexual, disse que o encontro é uma oportunidade de grande aprendizado. “Nós precisamos conhecer a fundo a realidade uma vez que atendemos a esse público. É preciso nos unir e dar as mãos para sermos multiplicadores, a fim de fortalecer essas ações e atender principalmente o público da Orla que mais sofre com o trabalho infantil”, concluiu, acrescentando que o PETI faz parte da política nacional de assistência social ao qual está engajado no setor de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (PAEFI), em que faz parte.

Durante o evento, o palestrante disponibilizou 15 CDs e cinco livros com conteúdos completos que podem ser aproveitados e utilizados na cidade. A Prefeitura informa que denúncias de exploração infantil podem ser feitas através do Ministério Público, Conselho Tutelar, Cras mais próximo e Ouvidoria da Sedes (WhatsApp – 9.8148-8983).

Slideshow | 5 fotos

Prefeitura apresenta diagnóstico de combate ao trabalho infantil em Camaçari

 

Mais Notícias

Camaçari registra 387 casos confirmados e um óbito por Covid-19

Camaçari registra 387 casos confirmados e um óbito por Covid-19

Serviços da Sefaz estão disponíveis via web e por teleatendimento

Serviços da Sefaz estão disponíveis via web e por teleatendimento

Governo destina veículos para os Conselhos Tutelares de Camaçari

Governo destina veículos para os Conselhos Tutelares de Camaçari

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.